Utilizando o Facebook Ads

O Facebook é uma das principais empresas de tecnologia da atualidade e que desenvolve periodicamente novas formas de incentivar seus usuários a utilizar as suas ferramentas, sejam empresas ou pessoas físicas que desejam obter resultados diferentes sobre algum produto. O Facebook Ads tem sido uma iniciativa de marketing interessante para as empresas que desejam divulgar seus produtos ou serviços para os usuários da rede social, principalmente, quanto ao retorno que a técnica pode proporcionar.

O Facebook Ads trabalha com a combinação de duas ferramentas dispostas pela empresa, sendo a primeira a possibilidade de hospedar páginas de uma empresa, produtos ou serviços e também a possibilidade de utilizar do sistema de veiculação de anúncios para divulgar estas páginas e outras ações que possam lhe render algum resultado positivo.

Os anúncios passam a ser veiculados de acordo com o perfil de cada usuário, além de seus amigos e também de acordo com os seus dados de atividade na própria rede social, seguindo as diretrizes internas da plataforma.

Como funciona o Facebook Ads?

O Facebook Ads funciona a partir da contratação do serviço de anúncios oferecidos pelo Facebook e que permite realizar a divulgação de itens variados. O controle dos anúncios é feito a partir da página de ‘Gerenciamento de Anúncios’ do seu perfil pessoal, ou do Business Facebook.

De acordo com o objetivo do anúncio, é possível que uma empresa ou um usuário realize uma campanha baseada em um formato padrão (imagem/vídeo, título e texto) para conseguir resultados positivos em relação ao seu site, produto ou serviço, além da possibilidade de promover a sua Fan Page. No caso de anúncios com este objetivo ocorre a possibilidade de optar por três tipos disponíveis:

  • História Compartilhada: nesta opção o usuário pode promover um anúncio promovendo a sua Página no feed de notícias de amigos e de pessoas que já curtiram a página.
  • Curtir: nesta opção ocorre a divulgação de anúncios com o objetivo de conseguir mais curtidas em sua página por pessoas distintas que atendam ao perfil destacado.
  • Post Patrocinado: Nesta opção ocorre a oportunidade de realizar anúncios com o objetivo de promover posts específicos que foram publicados na Fan Page.

De forma simples, o Facebook Ads funciona a partir da criação de uma página gratuita no Facebook e, em seguida, da criação de um anúncio que deseja promover no Facebook, escolhendo o objetivo, público para qual ele será veiculado (segmentação – fundamental para se obter sucesso nas campanhas) e, por fim, definir o seu orçamento e período da campanha para rastrear seus resultados.

Objetivo do Facebook Ads

Basicamente a ideia do Facebook Ads é criar uma relação entre marca e o cliente, do qual possibilite aumentar a sua popularidade na rede social e, consequentemente, aumentar os seus ganhos ou novas formas de se comunicar com seu público de interesse. O Facebook Ads permite que seus usuários construam a identidade da sua marca na rede social e ganhe novos admiradores e até mesmo fidelize seus clientes.

O objetivo da campanha promovida pelo Facebook Ads é determinado pela marca. Pode-se escolher entre converter vendas, ampliar o engajamento, ter mais curtidas na Fan Page, fazer com que as pessoas vão para uma landing page, baixem um material, assistam um vídeo, obtenham ofertas, entre outros.

O Facebook Ads cobra o pagamento apenas no final da campanha, para contabilizar os gastos, que pode ser por visualizações ou conversões, dependendo do objetivo da campanha.

Para as marcas que desejam ter uma boa experiência com seu público, utilizar o Facebook Ads pode ser uma boa oportunidade para se aproximar de seu público e, consequentemente, ampliar a notoriedade e o reconhecimento da marca.

Nos últimos meses o Facebook reduziu ainda mais o alcance orgânico das postagens, fazendo com que o Facebook Ads seja ainda mais relevante quando o assunto é aproximação e engajamento nas redes sociais.

Agora que você já sabe o que é e como trabalhar com o Facebook Ads, que tal iniciar uma campanha? Verifique se seu público se encontra mesmo nesta plataforma e invista. Resultados virão!