Tendências de Design para Impressos em 2017

É fácil encontrar empresas que definem uma campanha de marketing sem prestar a devida atenção ao design dos materiais impressos. Passam pelo planejamento, pela definição de tema, textos e imagens, mas se esquecem que tudo pode ir por água abaixo se não houver harmonia e se não atrair o leitor de maneira adequada.

Como em tudo na vida, cada virada de ano traz novas tendências para novidades que podem se destacar e ajudá-lo a conquistar o público dali em diante. No design visual não é diferente, já que a todo momento surgem ideias inovadoras e fora da caixa que acabam se popularizando e passam a dominar o mercado em questão.

Não se engane: as pessoas julgam, sim, a aparência do que estão observando. Muitas vezes um design interessante, inovador ou arrojado faz a diferença para quem está lendo. A beleza ou apelo visual de um impresso é determinante para fazer com que o potencial cliente decida parar e ler, em vez de apenas deixar passar.

Menos é mais

Já se foi o tempo onde materiais muito elaborados tinham a preferência absoluta dos profissionais de marketing. Hoje, a ideia de que menos é mais está em alta, com o minimalismo ganhando destaque a ajudando muitas marcas a atraírem mais clientes.

Foque em uma mensagem direta, adote poucos elementos – mas que sejam bastante claros para a sua proposta – e deixe o visual mais limpo. A expectativa é que a maioria vá gostar do aspecto.

Ilustração manual

Outro ponto que vem sendo bastante usado pelos profissionais da área é apostar em ilustrações feitas à mão para passar a mensagem que desejam. Não é novidade que usar fotos genéricas de bancos de imagem da internet está em decadência, mas agora talvez seja o momento de lançar algo que sequer tenha foto.

Desenhos, quando bem feitos, são bastante atraentes aos olhos e capturam a atenção do leitor rapidamente.

Tecnologia x Natureza

Antes de tudo, calma. Não é um contra o outro. Mas, ambos estão em alta na hora de definir padrões de design para o seu material impresso. Tanto componentes que remetem à natureza quanto outros associados a tecnologia vêm sendo bastante usados no design visual mundo afora.

A ideia é trabalhar com cores, texturas e imagens que lembrem ao público elementos do meio ambiente ou da esfera digital. Tanto natureza quanto tecnologia passam uma ideia de imprevisibilidade e inspiração para quem vê.

Storytelling

Outra elemento de criação que vale a aposta em sua campanha de marketing de impressos é o storytelling: a arte de contar uma história para passar a mensagem que deseja.

Nesse caso, talvez funcione melhor em um folder, justamente pelo formato de livreto. Através de uma narrativa leve e lúdica, fica mais fácil passar ao público a informação que precisa – e de maneira mais divertida e didática para quem lê.

Esse ponto ainda pode casar bem com a ideia do uso de ilustrações manuais.

As tendências de design em impressos mostram que as marcas devem se tornar mais pessoais possíveis, utilizando desenhos, histórias, cores e texturas na medida certa para chegar ao público cada vez mais exigente e conectado à tecnologia em tempo real!

E não importa o setor em que a marca esteja inserida: o design do material que vai distribuir para divulgação é praticamente tão importante quanto a qualidade do produto ou serviço que está oferecendo. De nada adianta tentar vender algo de alto nível se a mensagem para divulgar aquilo não chega ao público de maneira adequada, não é mesmo?

Após definir o design e os outros detalhes do seu impresso, chega a hora de escolher quem vai imprimi-lo. E é decisão também importante; a gráfica precisa garantir a qualidade no resultado final e fornecer todo o suporte necessário para que a sua campanha saia como deseja.