Papel Couchê

O Papel Couchê é um papel muito utilizado na indústria gráfica. Consiste basicamente de um papel base offset, que recebe uma camada de revestimento: carbonato de cálcio, caulim, látex e outros aditivos, com a finalidade de tornar a sua superfície muito lisa, uniforme, permitindo ser o melhor papel existente para impressão.

Suas características básicas são o brilho e a lisura de suas folhas. Outra característica marcante é a sua microporosidade, ou seja, quando a tinta é depositada permanece na superfície do papel, garantindo assim cores mais vivas no impresso. Esse papel é muito utilizado pelo mercado para produção de grande variedade de materiais promocionais, de publicidade e técnicos que exigem qualidade e brilho, tais como na impressão de flyers, panfletos, folhetos, folders, cartazes, livros de arte e outros impressos que exijam boa reprodução de retículas e traços.

Quando o revestimento é aplicado em apenas um lado é chamado de Couché L1. Se o revestimento é aplicado em ambos os lados chama-se de Couchê L2. O primeiro tipo é empregue em rótulos e embalagens, já o segundo é indicado para imprimir nos dois lados (livros, flyers, panfletos, folhetos etc.). A palavra Couchê é o particípio passado do verbo da língua francesa coucher, que neste caso tem a acepção de “recobrir” ou ainda “aplicar outra camada”.

A diferença de impressão no papel Couchê e em papel sulfite, de mesma gramatura, é gritante, pois no papel couchê a impressão e as cores ficam muito mais viva. O Papel Couchê é significativamente considerado um dos melhores papéis para impressão. É indicado para trabalhos impressos que exijam alta qualidade e excelente aparência.

Papel Couchê pode ser impresso em qualquer equipamento?

Não, pois o papel couchê leva uma cobertura que deixa a tinta mais superficial e consequentemente mais brilhante. Um exemplo disto é utilizar impressora jato de tinta, corre grandes riscos de sair borrado, pois algumas tintas secam mais rápido que outras. As tintas a base de óleo secam rápido e podem ser aplicadas sem problemas ao papel couchê, como por exemplo as offset, etc. É sempre sugestivo avaliar o equipamento antes de imprimir no papel couchê. Importante frisar que está informação é valida para Papel Colchê Brilho.

Papel Couchê mais utilizado, e suas gramaturas

COUCHÊ BRILHO
Descrição: Revestido com dupla camada em ambos os lados, ideal para impressão de revista, livros de artes, catálogos e materiais promocionais.
Gramaturas: 90gr, 115gr, 150gr, 170gr, 230gr, 250gr e 300gr.

COUCHÊ FOSCO
Descrição: Revestido com dupla camada em ambos os lados, garante cores mais puras, uniforme e diferenciadas aos trabalhos, além de realçar o contraste e o brilho das impressões.
Gramaturas: 90gr, 115gr, 150gr, 170gr, 230gr, 250gr e 300gr.

Diferença entre Papel Couchê Fosco e Brilho

Papel Couchê Brilho, possui brilho acetinado em ambas as faces, com revestimento em alta lisura, proporcionando assim ótimo destaque às imagens com cores vivas. Sua diferença do Papel Couchê Fosco, é que reflete mais luz, o que pode na maioria das vezes atrapalhar a leitura, dependendo do material gráfico e da gramatura.

Papel Couchê Fosco em ambos os lados, é mais barato que o Couchê Brilho. Absorve mais luz, proporcionando assim trabalhos gráficos com cores puras, alto contraste e dando um ar de sofisticação. Também é muito utilizado quando se quer aplicar uma camada de verniz localizado, aumentando assim o contraste entre o papel fosco e o auto brilho do verniz.

Gramaturas mais utilizadas em impressos.

– 90 à 150gr: Utilizado em grandes tiragens de panfletagem, por ser um papel mais fino, permite-se fazer maior tiragem com custos mais baixo;
– 230gr e 250gr: Utilizado na divulgação de baladas, restaurantes, hotéis, pousadas, eventos, etc.
– 300gr: Utilizado na produção de cartões de visita e Flyers, principalmente com aplicação de Laminação Fosca e Verniz UV localizado.

Qual gramatura de papel mais adequado para minha campanha?

Ao solicitar um orçamento surge uma pergunta, qual a gramatura do papel mais adequado?
Diante desta indagação, estaremos tirando algumas duvidas:
A gramatura do papel nada mais é, que a espessura do papel, também conhecida como gramagem, onde funciona como medida da grossura e densidade (papel mais encorpado ou mais leve).
Certifique, quanto maior a gramatura do papel, mais encorpado ele será.
Temos a seguir algumas características das principais gramaturas a serem utilizados na produção de Flyers, panfletos, folhetos, folders etc:

– 230gr, 250gr e 300gr – Papel Couché Brilho – Revestimento de espessura Encorpada (cores mais vivas). A impressão no papel couchê com esta gramatura, é conhecido no mercado como Flyer, muito utilizado em divulgação de Baladas, Eventos, Restaurantes, Hotéis e Pousadas. Trata-se de uma campanha de divulgação para um publico segmentado.

– 150gr – Papel Couché Brilho – Revestimento espessura Intermediária (cores mais vivas). Utilizado para panfletagem, sendo material intermediário.

– 115gr – Papel Couchê Brilho – Revestimento de leve espessura (cores mais vivas). (Gramatura não usual para divulgação com publico segmentado). Utilizado para panfletagem, sendo material menos encorpado.

– 90gr – Papel Couchê Brilho – Revestimento de levíssima espessura, (cores mais vivas). Produção em grande escala, Hoje no mercado devido seu baixo custo, é o mais acessível. (Gramatura não usual para divulgação com publico segmentado).

Pode utilizar acabamentos no Papel Couchê?

É sempre sugestivo utilizar acabamentos nos materiais de divulgação, não havendo qualquer restrição no papel couchê, desde que a gramatura seja superior a 150gr.

Daremos como exemplo o Verniz UV Total, muito utilizado no Papel Couchê Brilho 230g e 250g.

Não recomendamos a utilização de Verniz UV no papel com gramatura abaixo de 170grs, pois como trata-se de um papel menos encorpado, dificultando sua aplicação. Os vernizes total e localizado, pedem um papel couchê com gramatura mínima, pois no momento da sua aplicação, formam-se camadas espessas sobre o papel que por sua vez absorverá a aplicação, onde gramaturas inferiores não irão propiciar o efeito esperado do verniz.

Quanto a Laminação Fosca, pode ser utilizado tanto no Couchê Brilho, quanto no Couchê Fosco, muito usual para Papel Couchê com gramatura 300g, onde normalmente a tendência é sempre aplicar um verniz localizado que venha destacar ainda mais seu material.