Os melhores Acabamentos para seu Cartão de Visitas

Qualquer profissional precisa de um cartão de visitas. Mesmo na era da internet e com tudo migrando para o mundo online, a premissa ainda é verdadeira. O contato pessoal muitas vezes exige troca de informações e, apesar de ser possível anotar o número de telefone para conversas via aplicativos de mensagem instantânea ou mesmo o e-mail no celular, ainda passa mais credibilidade a presença dele, o cartão.

O processo de criação de um cartão não exige muito. Existem tipos mais elaborados, com design moderno e atrativo, e os mais simples, clean e com informações básicas, que já são suficientes para cumprir o papel que possui no mundo corporativo.

Nome, empresa, cargo que ocupa e contatos de telefone e e-mail já bastam como informações para um cartão de visita. Outros contatos como Skype ou redes sociais – principalmente LinkedIn, Twitter e Facebook – também são bem-vindos dependendo do caso e estão em alta. O endereço do website corporativo também pode aparecer. Com esses dados, seu cartão já estará mais do que completo e pronto para ser distribuído a potenciais parceiros de negócios ou clientes.

Os melhores acabamentos

A partir daí, é preciso passar para a parte da produção em si do cartão, já pensando no resultado final. Ao enviar para a gráfica, já deve estar decidido como deseja que ele seja feito, desde o tipo de papel – geralmente couché – (veja mais sobre a escolha do papel neste outro post), até o acabamento, que é o assunto principal deste post. E dependendo do seu gosto, pode ser algo mais simples ou mais sofisticado.

Verniz Brilho

Usado para proteger o cartão e deixá-lo brilhante, como o nome indica, o verniz é aplicado com uma tinta transparente de alto brilho e pode ser feito separado da impressão, ou na própria máquina, gerando um resultado mais bonito para o impresso. Tem alto impacto e deixa as cores mais vivas. Costuma ser o mais requisitado e desejado quando se pensa em um design moderno.

Também pode ser feito de forma localizada, apenas em algumas partes do cartão – como no logotipo -, quando aplicado junto à laminação – que você verá a seguir. Neste caso, dá-se o nome de Verniz UV Localizado.

Laminação Fosca (BOPP)

A laminação é o processo de revestir o cartão com um filme plástico usando cola e calor – e não é possível retirá-lo após a aplicação. Promove maior durabilidade ao material que o verniz, além de ser feito separadamente da impressão.  A laminação fosca dá um toque de ‘veludo’ ao material, deixando uma sensação melhor ao toque, podendo ser feita dos dois lados do impresso.

O efeito final é mais sofisticado quando se aplica laminação fosca. Porém, esse tipo de aplicação é um pouco mais caro e precisa ser feita por uma gráfica de qualidade, pois pode curvar o cartão por conta do atrito entre o plástico e o papel.

Bordas Arredondadas

As bordas arredondadas é um corte diferenciado no cartão de visitas, que o deixa mais atrativo e moderno. Pode-se arredondar apenas uma borda, as duas, as três ou todas, dependendo do design que se deseja.

Outras possibilidades

Corte Especial

É possível também personalizar o corte do cartão de acordo com um design exclusivo, criando uma faca especial para cortar de acordo com o desenho desejado. Esta opção é mais cara, mas é a mais moderna e inovadora, como já mostramos neste outro post.

Relevo

Alguns cartões podem receber o acabamento de relevo para explicitar uma logomarca, ou destacar alguma informação/imagem relevante à empresa. Nesse caso, é preciso papel de gramatura alta (acima de 180 g) para que seja feita a aplicação.

Hot Stamping

O hot stamping é um processo que utiliza calor e pressão, similar a um processo de tipografia, para ‘metalizar‘ um elemento no cartão. É utilizado para pequenos detalhes, como logotipo ou destaque de pequenos textos e imagens.

 

Seja qual for a opção escolhida, é de extrema necessidade que se pense bem no que deseja para o acabamento. Pode parecer de menor importância, mas acaba sendo tanto quanto o layout ou as informações que vão ser disponibilizadas no cartão por afetar o resultado final.

Para saber mais, acesse www.mediatall.com.br e conheça melhor a gráfica que entrega seus cartões de visita em até 24 horas!