Os melhores acabamentos para Flyers e Panfletos

Entre os materiais impressos mais comuns em empresas e lojas, os flyers e panfletos ocupam espaço de destaque na liderança. Por serem pequenos e de fácil distribuição, se tornam ideais na hora de apresentar produtos, serviços ou promoções aos clientes em potencial.

E não é só o design, o texto ou a organização do material que importa na hora de produzir um flyer ou panfleto de qualidade para o seu negócio, seja qual for. Pensar no acabamento, aquela finalização pós-impressão, é de suma importância para determinar o produto final. E cada tipo de impresso exige tratamento diferenciado.

Sobre flyers e panfletos

O que é exatamente um flyer? Impressos pequenos, geralmente em papel de tamanho A5 ou A6, os flyers recebem esse nome justamente pela facilidade de alcançar um grande número de pessoas em pouco tempo. Costumam ser usados para destacar promoções e serem distribuídos nas ruas, garantindo que bastante gente vá ter acesso ao seu material. Pelo tamanho reduzido, é preciso limitar o texto e ater-se a palavras de ordem imperativa para chamar o público à ação. O uso de cores e imagens de destaque também é de bom tom, pois chamam a atenção para ele.

O que é exatamente um panfleto? De tamanho um pouco maior que o flyer, o panfleto costuma ser impresso em folha de tamanho A4, com frente e verso. Por ter mais espaço, permite detalhamento maior do conteúdo a ser divulgado e, consequentemente, quantidade e variedade de informações superiores ao flyer. Apesar disso, também costuma buscar a chamada para ação do leitor, embora não se atenha tanto a promoções ou outras possibilidades mais imediatas.

O que é o acabamento?

O acabamento é o processo de finalização do material, feito após a impressão e que dá o toque de qualidade que falta e garante a atratividade. É uma parte bastante delicada da produção, já que exige bastante cuidado para não estragar o impresso. Entre as possibilidades de acabamento estão a laminação, o corte e vinco, a aplicação de verniz, o estampamento, o relevo seco, a encadernação… mas vamos descobrir os melhores para flyers e panfletos!

Refile

O refile, também chamado simplesmente de corte, é justamente a parte de cortar o material para adequá-lo às especificações de dimensão. É o mais comum de todos os acabamentos, mas não deixa de ser fundamental, já que se for mal feito pode gerar complicações para o impresso. O refile elimina margens, marcas de impressão e define o tamanho final do flyer ou folheto. Por estar presente em quase tudo, costuma não gerar custo adicional e não é incluído nos orçamentos.

Verniz

A aplicação de verniz também é bastante usada em flyers e panfletos. Chamado também de ‘coating’, pode ser aplicado em todo o material ou apenas em um pedaço – o verniz localizado. É feito na própria impressora offset muitas vezes. Serve como forma de proteger o material e dar brilho a ele, sendo mais comumente aplicado nestes produtos de baixa gramatura. Aplicas-se uma tinta de alto brilho e adiciona beleza ao impresso.

Laminação

A laminação também pode ser usada, e consiste na aplicação de uma película plástica no papel. Ela pode ser brilhante ou fosca e é aplicada em ambos os lados, fornecendo proteção ao material. A fosca é mais utilizada e promove uma sensação boa ao tocar o impresso.

 

E não se esqueça: o Natal já está aí, mas ainda dá tempo de imprimir seu flyer ou panfleto com a MediaTall, que entrega em 24 horas! Acesse www.mediatall.com.br para maiores informações sobre a produção de materiais impressos e o nosso serviço.