O que é Refile e para que serve?

É possível que você já tenha ouvido falar em acabamento. Se já trabalhou diretamente com alguma campanha de marketing de impressos e teve de lidar com a gráfica na produção, certamente conhece o termo. Todo material precisa de acabamentos antes de ser entregue o produto final, seja por necessidade ou para dar um toque diferenciado e especial nele a pedido do cliente.

Todo acabamento tem como objetivo deixar o impresso ainda mais atraente aos olhos do público. Entre os tipos de finalização mais encontrados estão a laminação, o verniz (fosco ou brilho), as dobras, o hot stamping e o baixo ou alto relevo. E outro dos acabamentos mais comuns no meio gráfico é o refile.

Conhecendo o processo de refile

O refile tem como objetivo deixar as folhas do material em tamanhos iguais. Para isso, é feito um corte linear, que iguala as dimensões e evita que saiam em tamanhos distintos na hora da impressão. Tudo para deixar o impresso o mais simétrico e perfeito possível para o cliente.

O refile também serve para tirar as marcas de corte que são feitas para delimitar dimensões antes da impressão. É aqui também que as linhas de margem são cortadas, para que nada mais, a não ser a arte, apareça no impresso final. Antes de terminar todo o processo, ainda se usa a técnica para dar os formatos finais desejados.

Com tudo isso em mente, dá para notar logo que o refile é um dos acabamentos mais importantes para qualquer tipo de impressão. Sem ele as folhas podem ficar desalinhadas, os tamanhos podem ficar diferentes ou fora das especificações do cliente e ainda ter as margens e linhas de corte aparecendo no produto final. Ou pior, com bordas brancas e informações do design cortadas erradamente. De toda forma, a qualidade cai bastante quando o tratamento é mal feito.

Os tipos de material em que o refile é mais encontrado costumam ser os panfletos, cartões de visita, flyers, folders e cartazes – que precisam de um formato bem retangular, em geral. E quanto maior a gramatura do impresso, mais necessário é o cuidado com o refile para evitar a aspereza na superfície.

A melhor parte é que o refile não gera custo a mais para o cliente contratante. Por ser um acabamento bastante comum e praticamente obrigatório, já está incluído nos orçamentos previstos por todas as gráfica. Apesar disso, não é motivo para que não seja feito do melhor: nunca deixe de cobrar uma finalização de qualidade na hora de negociar e avaliar o resultado.

***
Embora simples e bem básico, o refile é determinante para qualquer campanha com impressos. Na hora de escolher a gráfica para a impressão, pesquise bem e tenha certeza que ela é de confiança e oferece a maior qualidade em todas as etapas do processo.

E uma empresa com boa credibilidade no mercado não ajuda somente a entregar o melhor resultado possível, mas ainda trabalha junto ao cliente para ajudá-lo com todas as dúvidas e dicas para tirar o maior proveito da sua campanha de marketing com impressos. Ainda não se convenceu? Venha conhecer a MediaTall, a gráfica que produz em 24 horas com total qualidade para você!