Melhores acabamentos para Folder

Na hora de escolher que tipo de material será usado em uma campanha de marketing com impressos, é comum ver muita gente recorrer ao folder. Com mais espaço em relação a panfletos, folhetos e flyers, ele se torna a melhor opção para quem deseja ter conteúdo um pouco maior na divulgação de seu produto, serviço, evento ou afins.

Geralmente impresso em papel A4 ou A6, e com até três dobras, um folder pode apresentar até seis faces para inserção de mais detalhes da apresentação que deseja fazer. Por isso, esse tipo de material se torna ideal para quem deseja divulgar um novo produto ou serviço, dispondo de espaço suficiente para contar ao público-alvo tudo que precisa saber sobre a novidade.

O folder também é extensamente usado por bares, lanchonetes e restaurantes que oferecem entregas em domicílio e, assim, os usam como cardápio para distribuição aos potenciais clientes. Além do conteúdo, é preciso ter bastante atenção com os tipos de acabamento que podem ser feitos em um folder. Conheça os principais.

Dobra

A dobra é o que dá ao folder o formato que ele possui. Existem alguns tipos de dobra mais comuns no processo de pós-impressão do material, sendo as principais:

  • a sanfona
  • a carteira
  • a janela

A dobra sanfona abre primeiro para dentro e depois para fora, fazendo com que haja sequência de conteúdo entre a frente o verso do papel.

A dobra carteira abre duas vezes para fora, deixando o primeiro conteúdo a aparecer quando abre o folder sendo um pedaço do verso.

Por fim, a menos vista é a dobra janela, em que são dobrados para dentro os dois cantos da folha formando uma janela para conteúdo.

Refile

O refile é a primeira etapa de acabamento que o folder recebe – e também é o mais comum em outros impressos como panfletos e flyers. Ele nada mais é do que os cortes que deixam o material no tamanho correto. Apesar da simplicidade que parece ter, o refile não deixa de ser muito importante no processo de finalização pós-impressão. Se mal executado, por exemplo, pode acarretar em perda de conteúdo, necessitando de nova impressão e atrasando a entrega ao cliente. Além do resultado final do papel, o refile pode ser usado antes para igualar as folhas e também eliminar margens e marcas.

Laminação

A laminação é o processo de revestir um material com uma finíssima camada de plástico para dar maior sofisticação. A principal dela é a laminação fosca, que reveste o folder com uma camada fosca para dar esse aspecto de elegância ao impresso. Além do efeito visual agradável, também cumpre o papel de dar mais resistência e durabilidade ao material – além de deixá-lo impermeável. No fim, atua como forma de diferenciação e sofisticação em relação a um folder mais ‘simples’, que não receba essa forma de acabamento.

***
A gráfica escolhida para imprimir seu folder também tem grande responsabilidade pela qualidade final do impresso. Escolha com atenção, já que ela também pode ajudá-lo com dicas para que tudo saia como desejado. Acesse www.mediatall.com.br e conheça mais da gráfica que imprime em até 24 horas para você!