Materiais publicitários

Cada material publicitário possui características próprias e, por isso, existem situações específicas para utiliza-los. Conhecendo bem essas características, a informação a ser passada chegará de forma mais eficaz ao público.

O cartaz, por exemplo, é um material promocional, de mídia exterior. Possui características próprias, o que o difere dos panfletos, folders, banners etc. Estes, por sua vez, também são únicos e destinados às situações específicas.

Sendo assim, vamos conhece-los melhor.

Flyers

O flyer é um impresso pequeno, cuja definição em inglês significa “pessoa ou coisa que voa”. Esse significado explica-se pelo fato de que, por ser pequeno (em tamanho A5, A6 ou A7), o flyer pode passar por diversas pessoas, mandando a informação a um público maior.

Por serem pequenos folhetos, os flyers devem conter mensagens rápidas ou imagens impactantes. Nesse tipo de material, pode conter desenhos, ícones, logotipos, fotografias etc. O importante é ter um design ajustado, de rápida assimilação.

Os flyers são comumente utilizados em shows, atrações e eventos, serviços, promoções etc.

Panfletos

Panfletos podem ser impressos em papel A4 ou em versões menores, podendo conter, ou não, informações em seu verso. São similares aos flyers, mas a informação é transmitida de uma forma menos radical. Assim, os panfletos devem conter informações rápidas, claras e concisas.

Se o panfleto for utilizado para anunciar algum produto, é importante selecionar as principais características deste e lista-las, colocando a melhor vantagem em letras maiores ou de forma destacada, por exemplo.

Folders

Os folders seguem outra linha, comparando-os aos panfletos e flyers. Neles, pode-se redigir mensagens publicitárias maiores, o que os torna extensos e com dobras.

Folders possuem capa e um miolo onde a informação está contida. Na capa, há o nome da empresa e o conteúdo (de forma simplificada). Esse conteúdo é responsável por atiçar a curiosidade do leitor de abrir o folder e ler o restante do texto.

Dentro do folder, é comum possuir, no mínimo, uma imagem e textos resumidos e claros.

Cartaz

Cartazes, normalmente, são maiores e estendidos. Podem ser encontrados em tamanho A1 e A3. Dependendo da informação a ser passada, o cartaz pode ser impresso em papel fosco ou couché brilhoso.

Cartazes possuem uma utilidade mais versátil. Não são pequenos, por isso devem estar imóveis (pregados na parede, por exemplo). Sua finalidade é convencer, conscientizar ou sensibilizar acerca de determinado assunto.

Pode conter tanto textos verbais quanto não-verbais (como imagens). Se existirem ambos os textos, devem estar em consonância entre si e impressos de uma forma legível à distância.

Cartazes não costumam ter muito texto verbal, já que a ideia é passar a informação de forma rápida e eficaz.

Banners

Banners são impressos em tecidos ou lonas, já que são normalmente encontrados em tamanhos maiores. São materiais promocionais que podem ser pendurados em paredes e suportes, comumente em pontos de venda, exposições, feiras e outros eventos.

Os banners são ideais para transmitir informação de média a longa distância e, por isso, é importante focar mais em imagens do que em textos que, se utilizados, devem estar em fonte e tamanho legíveis à distância.