Marketing para Imobiliárias utilizando Materiais Impressos

Nos últimos anos, o mercado imobiliário esteve em franca expansão. Isso porque os imóveis se valorizaram, pessoas tiveram acesso ao crédito e a formas de pagamento acessíveis a pessoas de todas as classes sociais, sem deixar de falar dos programas habitacionais criados pelo Governo Federal. Todas essas medidas facilitaram a realização do sonho de ter a casa própria e aproveitando os ventos que sopravam a favor, surgiram muitas imobiliárias e corretores de imóveis autônomos.

Entretanto, como diz o dito popular: “tudo que é bom dura pouco”, e não foi diferente no ramo imobiliário. A desaceleração econômica pela qual o Brasil vem passando refletiu diretamente nesse setor. O corte dos benefícios, restrição ao crédito e aumento dos juros de financiamentos bancários fez com que muitos cidadãos se endividasse e repensassem a compra de um imóvel. Proprietários tiveram de reajustar o valor dos aluguéis e tudo isso teve efeito nas empresas da área.

Diante desse cenário, a competitividade ficou ainda mais acirrada e é preciso investir cada vez mais em divulgação para diferenciar-se dos concorrentes.

Existem diversas maneiras para mostrar a sua imobiliária no mercado. Vem crescendo o número de pessoas que usam a internet para procurar imóveis para comprar, alugar ou passar uma temporada e é extremamente importante manter um site atualizado e de fácil navegação, como também estar presente nas redes sociais. Porém, nada disso adianta sem investir nos tradicionais materiais impressos.

Em muitos casos, é por meio do material gráfico que potenciais clientes têm o contato pela primeira vez com a empresa e por isso é fundamental causar uma boa impressão. Listamos a seguir vários materiais e mostramos a função de cada um deles para chamar a atenção do público e transmitir confiança a ele.

Cartões de visita

Indispensável para a apresentação pessoal do corretor imobiliário. Trata-se a melhor ferramenta para identificação e por isso deve ter um visual sóbrio que transmita competência e seriedade. Acrescente informações básicas, como seu nome, função exercida, telefones para contato, e-mail, site, endereço, site e logo da empresa.

É indispensável carregá-lo sempre consigo, principalmente quando for receber um cliente ou durante feiras e eventos do segmento. Leve os cartões de visita aonde quer que você vá, mesmo em encontros informais, bancos, padarias, supermercados, etc. Afinal, nunca se sabe quando e onde poderá encontrar alguém que necessite de seus serviços.

Flyers e panfletos

São materiais com excelente custo benefício. Quanto maior a quantidade de impressos, mais baratos ficam.

Use flyers e panfletos na divulgação de lançamentos, promoções imperdíveis, condições especiais de pagamento ou tudo que mereça aparecer. Uma vez que são espaços pequenos, use uma imagem de destaque e pouco texto. No verso, poderá ser impresso um mapa indicando o endereço do imóvel que está sendo anunciado.

Folders

Apresentam mais espaço para inclusão de informações do que os citados acima, principalmente quando são feitos com dobras. É impossível passar todas as informações só pela fala, por isso o folder é um grande aliado, sendo capaz de armazenar todos os pormenores de maneira organizada, com textos e imagens ilustrativas, separados por categorias ou temas.
Escolha cautelosamente cada elemento que será divulgado no material e, conforme for apresentando o conteúdo para os seus clientes, aponte para o papel. Assim, quando ele levar para casa e abri-lo novamente, irá lembrar de boa parte do que foi dito e as chances de o negócio prosperar aumentará consideravelmente.

Catálogos

São impressos especiais, produzidos em menor quantidade, usados para a exibição detalhada de imóveis. Podem ser confeccionados em diversos tamanhos, números variados de páginas e acabamentos que enobrecem o material. Separe os conteúdos em categorias e assim saberá exatamente o que apresentar aos clientes de acordo com as necessidades que apresentarem.

Pastas

Agentes imobiliários estão sempre carregando documentos importantes, que são levados a cartórios e repassados a vendedores, compradores, inquilinos e proprietários. Já que as pastas passam por diversas pessoas e passam de mãos em mãos, é necessário que o material seja resistente e bem apresentável.

No ramo imobiliário, ter pastas personalizadas com o nome e o logo da empresa não é um luxo, mas uma necessidade. Escolha materiais espessos com acabamento à prova de poeira, gordura e atrito, assim durarão mais sem perder a elegância. Não esqueça de destacar a sua empresa, pois ela será vista por um número grande de pessoas. Ainda que as informações necessárias sejam inseridas na capa, não se esqueça de botar sempre um cartão de visitas junto com os papéis, para que seu cliente leve com ele e se lembre sempre de você.

Envelopes

Apresentam basicamente as mesmas funções das pastas: guardar e proteger documentos. Com a diferença que estes guardam poucas folhas e são entregues fechados na maioria das vezes, de forma mais reservada.

Banners

Este é um material que a tecnologia não conseguirá substituir tão cedo. Os banners servem para identificar os imóveis que estão sendo vendidos ou alugados e são vistos imediatamente pelos interessados. Por isso, monte peças de fácil leitura e identificação da sua empresa. Assim, mesmo que não consigam parar para anotar o telefone, as pessoas saberão onde encontrá-lo.

Outdoors

São mídias que chamam atenção de quem passa por elas com a vantagem de ficarem expostas durante longos períodos, sem a opção de serem apagadas ou jogadas fora sem ter sido lidas. Crie peças com visuais agradáveis, despertando bons sentimentos e sensações.

Brindes

Quem não gosta de ser ganhar presente? Principalmente se eles forem úteis. Confeccione post-it, bloquinhos de papel, chaveiros e calendários com as cores da identidade visual de sua empresa e o logo estampado, assim você fará parte do cotidiano de seus clientes e estará sempre no subconsciente deles. Outra forma de fazer com que eles se sintam especiais é enviando cartões de aniversário e de Natal. Em uma época em que as relações se esfriaram migrando para os meios eletrônicos, receber um cartão palpável é forma carinhosa de demonstrar o quanto o outro é importante.

É importante que todos os materiais sigam os padrões previamente adotados para a criação de sua identidade visual. Assim, sua empresa será identificada sem nenhum esforço mental por parte do seu cliente, que poderá ter a sua marca como referência em assuntos referentes ao ramo imobiliário.

Capriche no visual de seus materiais e invista em impressão de qualidade. A MediaTall está a sua inteira disposição!