Marketing na Prática: aprenda a Mensurar o Resultado de sua campanha de Impressos

Medir os resultados de uma campanha de marketing impresso pode ser mais uma arte do que uma ciência exata. A mensuração pode ajudar a saber que estilos, métodos e mídias funcionam melhor para aquele determinado negócio. E com dados sólidos é possível planejar melhor como investir da próxima vez.

Para uma campanha ser efetiva, precisa se traduzir na realidade com aumento nas vendas e, naturalmente, no lucro em geral – afinal, esse é o grande objetivo do marketing. Na essência, mensurar os resultados significa comparar o valor das vendas com os custos da campanha – que, geralmente, podem causar dois tipos de resposta do público-alvo.

Primeiramente, as campanhas de resposta imediata tentam induzir o potencial cliente a adquirir um produto ou serviço específico a curto prazo. Nesse caso, um exemplo é o anúncio que promove um certo item a preço promocional, por conta de queima de estoque, datas comemorativas ou desconto especial através daquele material impresso.

Já as campanhas de construção de imagem tem como objetivo criar reconhecimento de marca. Com isso, você lembra ao público regularmente dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa, ou ainda apresenta novidades nesse âmbito. Naturalmente, é um tipo de campanha mais difícil de ser mensurada – já que o resultado pode demorar mais a aparecer. Contanto, caso bem-sucedida, coloca a marca no top of mind do consumidor, que geralmente passa a preferi-la em relação à concorrência.

Mas, como diferenciar o que é resultado de uma campanha específica? As informações abaixo podem ajudar a planejar e conduzir a mensuração e também a fazer comparações. Não importa qual o tipo de campanha, quanto melhor o planejamento, melhores os resultados.

Cupons

Uma das melhores maneiras de saber se uma venda é resultado específico daquela campanha que você está querendo mensurar é através de cupons especiais de desconto. Ao fazê-los únicos, distribuídos apenas através daquela propaganda impressa – seja um flyer, um panfleto ou um folder – você tem a exata noção de quantas pessoas foram convencidas a comprar através dela.  O mesmo vale para vendas online: coloque no material um código promocional para que o potencial cliente insira na hora da compra em sua loja virtual. A partir desses expedientes, é possível determinar se o lucro conquistado com essas vendas foi superior ao que gastou com o anúncio.

Promoções

Outra maneira de ter certeza que o cliente que está comprando está agindo por conta da campanha impressa é ‘esconder’ promoções dentro do anúncio. Basta em algum lugar do material citar uma forma de ganhar desconto sobre o produto ou serviço, mas sem destaque, exigindo, por exemplo, que a pessoa cite uma palavra ou frase específica sobre aquilo na hora da compra para efetuar a oferta.

Telefone

Ao inserir um número de telefone exclusivo para informações sobre o produto ou serviço anunciado na campanha impressa, seja um ramal ou um 0800 criados para isso, já sabe que toda ligação recebida por ele será resultado daquele material distribuído. Ainda pode aproveitar o contato com o potencial cliente para descobrir gostos e sugestões. O número também pode ser usado para promoções especiais, como receber um código de desconto para usar na loja virtual ou física ao ligar para ele.

Internet

Com o avanço da tecnologia, também foram servindo boas maneiras na internet para acompanhar e medir o resultado da campanha. Novidades tech como o QR Code e as URL especiais podem ser de muita ajuda para saber o quanto a campanha influenciou as pessoas e as fez tomar a ação de comprar. É possível inserir um QR Code no material impresso que redirecione o potencial cliente a uma página específica do seu site com o item anunciado em preço mais baixo ou alguma outra promoção. O mesmo pode ser feito com uma URL diferenciada, de preferência encurtada, que faça o leitor entrar em uma página do tipo no site.

***
Por fim, vale sempre também notar se o movimento de seu negócio aumentou no período pós-campanha: o ‘olhômetro’ pode servir como a melhor indicação se algo mudou ou não.

E, claro, saber escolher a gráfica onde vai imprimir os materiais impressos faz toda a diferença no resultado da sua campanha! Acesse www.mediatall.com.br e conheça mais da gráfica que entrega em até 24 horas para você!