Marketing de impressos + marketing digital: integre suas ações!

Tecnologia e mercado estão em constante evolução, mas uma coisa não muda: o marketing é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Independente da área ou setor de atuação, de produtos ou serviços, tradicional ou virtual, a ausência de um plano de comunicação consistente pode ser desastrosa a longo prazo.

A separação entre ações corporativas de marketing online e offline vem ficando cada vez menor. Trabalhar com estratégias diferentes para cada um deles já é coisa do passado, e a nova era exige que as campanhas sejam pensadas de maneira integrada e congruente em todos os aspectos.

O banner virtual inserido em um website pode ser diferente do banner impresso afixado ao lado de uma loja, mas ambos devem ter a mesma mensagem e espírito dentro da identidade criada. E para conseguir transmitir a informação de maneira clara e integrada é preciso focar primeiro na campanha em geral e depois nas mídias: qual a chamada para ação feita nela é mais importante do que o meio como é entregue ao potencial cliente.

Por que integrar é a melhor opção?

Ninguém gosta de perder dinheiro ao fazer um investimento. E não é diferente com o marketing de qualquer negócio. Ao investir em uma campanha, a intenção sempre é fazê-la a mais rentável possível. Todas as pesquisas de mercado recentes confirmam que atuar no meio digital é importante para impulsionar a marca, mas também lembram que os meios impressos continuam muito relevantes.

Os especialistas também já descobriram que unir os dois meios cria uma sinergia muito interessante para a campanha, e a combinação das mídias causa mais impacto que o uso individual de uma delas. Manter uma comunicação integrada e consistente tanto online quanto offline faz com que essa ‘repetição’ chame mais a atenção das pessoas em relação a outras marcas, aumentando as possibilidades de fortalecer a relação com elas e torná-las clientes.

Como integrar as ações?

Após tomar a decisão de planejar uma campanha integrada entre o marketing digital e os materiais impressos, chega a hora de pensar em como colocar em prática. E existem algumas maneiras mais comuns e efetivas, de engajar o potencial cliente nas duas frentes e fortalecer a imagem de sua marca perante o público.

  • QR Code: o código de barras bidimensional facilmente escaneável vem sendo bastante usado como forma de integrar o impresso e o digital nos últimos tempos. Com ele, através do material de escolha (panfleto, folder, flyer, banner, etc), é possível levar a pessoa para o meio digital usando apenas o telefone celular. Por exemplo, o QR Code pode guiar o cliente para uma parte do site da empresa que contenha uma promoção exclusiva ou ainda a algum vídeo especial no YouTube sobre a campanha.
  • Cupons promocionais: outra maneira de integrar ações é inserindo um cupom de desconto promocional no material impresso. Assim, é preciso redirecionar o cliente para o site onde ele possa usá-lo, deixando claro as condições da oferta e onde ele deve acessar para usufruir do benefício.
  • Divulgação no impresso: ainda mais simples é a ideia de sempre divulgar as mídias digitais nos materiais de campanha impressos que distribuir. Assim, o cliente sabe onde pode encontrar a marca em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram e também pode acessar o website para conhecer melhor a empresa e o que tem a oferecer.
  • Hashtags: voltado para as mídias sociais, o uso de hashtags especificamente criadas para a campanha pode trazer grandes resultados de engajamento online. Basta saber escolher a hashtag corretamente e apresentá-la ao público em todas as mídias, incluindo as impressas. Ainda é possível realizar pequenos concursos em que o melhor post ou foto marcado com a hashtag, por exemplo, seja premiado.
  • Hotsites: muitas marcas decidem criar hotsites específicos para uma campanha. Um hotsite nada mais é que um pequeno site dentro do portal da empresa com um tema especial. Nesse caso, sempre é bom divulgar o hotsite em materiais impressos para que os clientes fiquem a par de sua existência e, assim, aumentar as chances de impulsionar a campanha.

***
Após definir as diretrizes de sua campanha integrada entre o marketing digital e o impresso, é hora de escolher a gráfica para a produção do material. Acesse www.mediatall.com.br e conheça melhor a gráfica que entrega em até 24 horas para você!

  1. 18 de abril de 2017

    […] campanha de marketing com impressos envolve diversos fatores para ter sucesso. Tudo deve começar com um bom planejamento estratégico, […]