Laminação Fosca (BOPP): o que é e como é usada no Material Impresso

Já abordamos diversas vezes aqui no blog, a importância dos materiais promocionais impressos, independente do segmento, área de atuação ou cargo ocupado dentro de uma empresa. Entretanto, ter peças para apresentação e divulgação já se tornou obrigatório e quase todo mundo tem. Seus clientes, potenciais clientes e parceiros certamente recebem uma infinidade de materiais diariamente. É fato que boa parte deles não são sequer lidos e vão prontamente para a lixeira porque não conseguem despertar a atenção de quem deveria. Diante disso, como se destacar e causar interesse no seu público alvo?

Investir em materiais de qualidade é fundamental. É importante trabalhar um profissional que saiba montar peças atrativas, com visual elegante, que transmita a informações de maneira clara e direta, mas isso não basta, é necessário escolher um acabamento que valorize o conjunto.

Valer-se de bons acabamentos é uma forma de enriquecer o material. Existem inúmeras combinações de acabamento que interferem no visual e nas sensações táteis, mas neste artigo trataremos de uma em especial: a laminação fosca.

O que é?

A laminação fosca (BOPP) se trata de uma película plástica e fosca com espessura maior que cobre todo o material impresso e protege sem dar brilho, proporcionando um toque macio e um aspecto sofisticado. Ela também serve de base para a aplicação de outros acabamentos, como o verniz UV localizado, aromatizados, texturizados e high gloss, dando um efeito primoroso. Além disso, pode ser aplicada em um ou em ambos os lados do papel.

Para que serve?

Este tipo de laminação aumenta a resistência do material contra sujeira, gordura, poeira arranhados e líquidos. Sabe aquelas marcas de dedo que ficam em materiais escuros? Pois é, com a laminação fosca esse problema é sanado de uma vez por todas.

Além das vantagens citadas, o acabamento fica impecável, discreto e elegante, agregando valor ao seu impresso. A durabilidade é muito maior se comparada a outros tipos de materiais, o que garante que ele não se degradará e as informações continuarão disponíveis para quando seu cliente precisar delas.

Não é a mesma coisa que plastificação?

Não, os objetivos podem até ser parecidos – de proteção e aumento da durabilidade – mas os acabamentos são bem diferentes. A plastificação é o que se faz, por exemplo, com fichas e documentos, deixando uma borda para fechá-la com o calor. É o que se faz com a carteira de identidade.

Já na laminação fosca, a película tem o tamanho exato do material, sem restar nenhuma sobra.

É válido dizer que a película da laminação, ao contrário da plastificação, não pode ser tirada, pois junto com ela sairia não só a camada protetora, mas também o papel que está por baixo, danificando completamente o material.

Em quais materiais posso usá-la?

A aplicação de laminação fosca é recomendável para materiais com fundos chapados, visto que ela poderá minimizar defeitos de impressão. Todavia, não é indicada para projetos gráficos com detalhes muito pequenos, pois eles podem acabar se misturando a outras partes, já que as cores ficam mais opacas, sem definição.

As formas de uso mais comum são em cartões de visitas, sacolas de papel, tags, capas de agendas, pastas, calendários e até mesmo em postais.

Ficou interessado na laminação fosca? Na Mediatall nós fazemos diversas combinações para atender as suas expectativas e necessidades. Conheça nossa Loja Virtual!