Inove nos Panfletos: técnicas do marketing digital para conquistar consumidores no mundo real

Há quem diga por aí que as campanhas de marketing com materiais impressos estão condenadas à morte. E não é verdade. Por mais que a ascensão fulminante da internet tenha feito muita coisa migrar do meio físico para o digital, existem algumas que ainda resistem – e sempre vão resistir – e seguem com espaço no mercado.

Os panfletos e outros artigos usados frequentemente para comunicação corporativa e promoção de vendas continuam firmes na hora de criar campanhas para divulgar novas marcas, produtos ou serviços. Afinal, eles possuem excelente custo-benefício somado a bom alcance e aceitação do público.  Com isso, muitos empresários ainda veem vantagem em se utilizar do expediente como meio de divulgação.

Mas, por que não se aproveitar de algumas técnicas do marketing digital surgidas nos últimos anos? É possível aplicar ideias básicas na sua campanha com impressos e conquistar mais consumidores no mundo real – com resultados ainda melhores que antes.

Conheça o público

Quem começa a trabalhar com marketing digital logo aprende que é preciso entregar ao seu público-alvo exatamente o que ele procura. Foi-se o tempo da propaganda tradicional invasiva, que força algo que nem sempre é o interesse da pessoa atingida por ela. Agora chegou a vez de realizar ações mais direcionadas e personalizadas. Mas como?

O primeiro passo é conhecer profundamente o público que tem interesse no seu negócio. Daí, você pode usar os dados e informações analisados e lançar uma campanha com impressos para divulgar produtos ou serviços mais de acordo com o interesse deles para aquele momento – em vez de escolher alguns aleatórios. Isso também permite que se crie promoções e ofertas especiais com mais embasamento.

Invista em pesquisa de opinião e consumo, e fique sempre de olho nos movimentos da concorrência, o que seria o equivalente ‘real’ à pesquisa por palavras-chave mais procuradas no meio virtual.

Valorize o visual

O marketing digital também notou rapidamente que valorizar o aspecto visual de qualquer coisa é muito importante para conquistar mais visitas e conseguir transmitir a informação que deseja ao maior número de pessoas possível. Por isso é sempre importante dedicar atenção à escolha das imagens, cores e fontes certas para serem inseridas na diagramação – o que também pode e deve ser aplicado em panfletos e outros materiais impressos.

Qualquer impresso precisa capturar o olhar do público quase que instantaneamente para não ser descartado de primeira. É a velha máxima de que ‘a primeira impressão é a que fica’ que nunca sai de moda. Então, use imagens chamativas que tenham a ver com a proposta do panfleto e aposte em cores que se destacam de maneira positiva. Mas, também não se esqueça de evitar a poluição visual: tudo tem que se encaixar bem e se integrar no material, nunca conflitar aos olhos de quem vê.

Divulgue outras mídias

Uma das técnicas mais importantes do meio digital é sempre divulgar outras mídias suas em todos os lugares possíveis. Traduzindo o ensinamento para o marketing de impressos, não perca a oportunidade de usar o material para divulgar também outros canais de comunicação da sua marca – como site, email e redes sociais. Uma maior presença online gera mais tráfego e, consequentemente, branding recognition (o reconhecimento de marca, sempre importante como diferencial contra a concorrência).

É interessante também inserir sempre os chamados calls-to-action, as chamadas para ação, que no caso virtual costumam ser chamadas para curtir e seguir redes sociais, assinar listas de email ou ler outros conteúdos relacionados. No panfleto, tente sempre chamar o público para visitá-lo, comprar com você ou encontrá-lo na internet.

Integre as ações

Você ainda pode usar o impresso para criar promoções especiais para quem acessar suas mídias sociais. Essa é uma das melhores estratégias de cross media, o cruzamento entre diferentes formas de divulgação. Nesse caso, ofereça promoções especiais exclusivas para quem entrar em seu site ou página no Facebook, por exemplo, com ofertas encontradas somente por lá ou códigos de desconto inseridos no panfleto para serem usados na loja online.

Outras técnicas de integração entre o marketing digital e o de impressos são o uso de hashtags específicas e também a aplicação de códigos QR para redirecionar o potencial cliente a uma página do seu site – seguindo a mesma linha acima, com promoções exclusivas.

***
Depois de escolher exatamente como vai ser o seu panfleto, basta decidir com carinho onde vai imprimir. E aí também é bom ter cuidado, já que a qualidade da impressão faz toda a diferença. Acesse www.mediatall.com.br e conheça a gráfica que garante o seu resultado e ainda entrega em até 24 horas para você!