Publicado em

Tipos de Promoções para criar durante o ano

As comemorações de fim de ano naturalmente lembram as pessoas das compras. Toda família acaba gastando não só com presentes, mas também com itens para as ceias de Natal e Ano Novo, e por isso é normal que muita gente pesquise bastante os preços e procure as melhores ofertas na hora de comprar.

Por isso, também é comum que muitas lojas apostem nas promoções quando entra dezembro. Mas não é só no periodo das datas comemorativos que o comerciante pode se valer de campanhas e preços especiais para aumentar o volume de vendas e, com isso, os lucros em determinado momento.

Para ajudar o empresário em busca de ideias não apenas para Natal, mas sim para todo o ano, vamos dar algumas dicas de promoções que podem ser muito úteis ao longo de 2017.

Quais os tipos de promoção para criar durante o ano?

Todo mundo gosta de levar alguma vantagem na hora da compra – seja através de algum desconto, de um brinde, de um vale, etc. E nos momentos de datas comemorativos, quando os gastos costumam ser maiores, a maioria das pessoas até mesmo procura por isso para minimizar o prejuízo final. Então não há dúvidas de que, para o comerciante, também é essencial realizar promoções ao longo do ano: elas são atrativas para o público.

Para determinar qual o tipo de promoção mais adequada para o seu negócio, é preciso levar em consideração a natureza dele e do perfil dos seus clientes em geral. Naturalmente, as promoções por maior tempo devem se dar com antecedência nas semanas próximas às datas mais importantes para o comércio: Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Namorados, etc.

Mas é possível criar promoções e ver um aumento significativo das vendas e lucros durante todo o ano. Como, por exemplo, as ofertas relâmpago. Promoções desse tipo provocam um senso de urgência no consumidor, que fica com medo de perder uma boa oportunidade de preço baixo se não comprar logo. Elas servem para impulsionar a demanda de itens específicos, que até podem ser lançamentos, e costumam durar poucos dias ou horas. Ainda há o bônus de, caso faça promoções relâmpago com frequência, deixar o cliente sempre atento a você na espera por novas boas ofertas.

Outra boa alternativa para promoções sazonais fica com a queima de estoque. E esse tipo de oferta especial costuma vir após datas importantes para o comércio (Natal, por exemplo), quando a loja encomenda grandes quantidades de produtos e usa esse expediente para vender o que sobrou após o período. Não é pequena a quantidade de clientes que aguarda as queimas de estoque para realizar suas compras. Isso também ocorre bastante com trocas de estação e coleção, no caso de vestuário e moda.

Já a melhor opção para não apenas oferecer preços mais baixos ao cliente, como também ter maior chance de fidelizá-lo, é através dos cupons de desconto. Através deles é possível estimular a pessoa a comprar mais na loja, já que há a perspectiva de abatimento na próxima compra ou até de um item grátis após certo número de compras – que, nesse caso, funciona como um programa de pontuação. Algo como ‘compre nove sanduíches e ganhe o décimo’, sistema bastante usado por redes de fast food, mas que pode ser adaptado por comerciantes de qualquer área.

Em mercados também é bastante comum o sistema de ‘compre dois e leve três’ ou similares, que podem inspirar promoções parecidas por lojistas de todos os segmentos.

Pense como o cliente

Ainda existem inúmeras outras possibilidades para agradar a clientela. Como, por exemplo, descontos na primeira compra, descontos progressivos (que aumentam conforme o valor da compra), brindes e sorteios, entre outros. O importante é procurar pensar como se fosse o cliente do seu estabelecimento, entender suas preferências e necessidades.

Após definir o tipo de promoção mais adequada para aquele momento no seu negócio, é essencial elaborar uma boa campanha de marketing. E para isso é sempre interessante distribuir materiais impressos na região para que o público fique sabendo do que vai acontecer.

Não se esqueça de procurar uma gráfica de confiança para garantir a qualidade dos impressos. Acesse www.mediatall.com.br e conheça melhor a gráfica que imprime em até 24 horas para você!