Publicado em 1 comentário

Guia Completo: como criar flyers e panfletos no Photoshop

Qualquer empresa que deseje fazer uma campanha de marketing com materiais impressos pensa logo no uso de panfletos ou flyers para divulgar as informações necessárias. São as formas mais lembradas para realizar a comunicação pretendida pela marca, seja um novo produto ou serviço, uma promoção especial ou apenas reforço de branding para o público.

Embora negócios de maior porte recorram à contratação de profissionais especializados para fazer as artes da campanha, nem todo mundo pode se dar ao luxo dessa despesa. Mas, não é por isso que você precisa ficar sem o seu panfleto ou flyer. É possível criar tudo por conta própria através do Photoshop – ou softwares de edição de imagens semelhantes.

Vamos te ajudar passo a passo com o nosso guia completo. Confira!

Criando o seu próprio flyer ou panfleto no Photoshop

Para começar, com todo um planejamento de comunicação, você vai definir o que será colocado no material impresso. Toda a identidade visual passa por aqui, com paleta de cores a serem usadas, fontes mais adequadas, etc. Também é o momento de escolher as informações que serão passadas: produtos ou serviços, preços e tudo mais. Além disso, dados de contato da empresa são fundamentais, como endereço do site, telefone, email e redes sociais, entre outros.

A diferença entre o flyer e o panfleto é simples. O flyer é menor, e por isso tem espaço para receber menos informação. É melhor não poluir visualmente o material, focando em ofertas de um lado e dados da empresa do outro, por exemplo. Já o panfleto pode receber mais conteúdo, tanto na frente quanto no verso, reservando apenas um espaço para citar as formas de contato com a marca.

Tamanho

O panfleto costuma ser impresso em formatos A4 (21×29,7 cm), A5 (21×15 cm) ou A6 (15×10 cm), dependendo da intenção que tiver. Já o flyer é de menor tamanho, geralmente em 7,5×10 cm ou 9×5 cm.

Tipo de papel

Ambos os materiais são impressos em papel couché, geralmente no couché brilho. Esse papel tem dupla camada de revestimento em ambos os lados, garantindo maior resistência e textura lisa.

Cores

O padrão de cores usado para materiais como o cartão é o CMYK – ciano, magenta, amarelo e preto. Usando esse sistema no seu material de escolha (panfleto ou flyer), você assegura que o resultado impresso será o esperado. O outro sistema usado em softwares de imagem mundo afora é o RGB (vermelho, verde e azul), mas o maior objetivo deste é a visualização em telas como televisão, monitores, etc. Então, é essencial lembrar de definir como CMYK o padrão de cores na hora de iniciar o projeto no Photoshop.

Acabamento

É importante lembrar das margens e sangria, que podem ser inseridas no projeto. Outros tipos de acabamento precisam ser avisados à gráfica e adequados no design do panfleto ou flyer.

Passo a passo no Photoshop

  1. Após abrir o Photoshop, vá ao menu ‘Arquivo’ e clique em ‘Novo’ para iniciar o seu novo projeto. Na caixa que se abre já é possível escolher o tamanho que deseja: troque a opção ‘pixels’ por centímetros e determine as dimensões de acordo com o material escolhido, panfleto ou flyer (algo como 21 cm de altura por 15 cm de largura para panfletos ou 9×5 para flyers, por exemplo). Em ‘resolução’, coloque em 300 pixels/polegadas para assegurar alta qualidade no resultado final. Ainda na mesma caixa, altere o modo de cores para CMYK, o ideal para materiais impressos.
  2. Após clicar em ‘Ok’, você verá uma tela branca no tamanho que foi definido para o material impresso. É a partir de agora que começa a determinar o aspecto visual do panfleto ou flyer. Caso deseje alterar a cor de fundo da imagem, escolha a desejada com a ferramenta ‘balde de tinta’ e colora a tela. O primeiro passo deve ser a inserção das margens. Isso pode ser feito a partir do menu ‘Visualizar’, em ‘Réguas’. Pode escolher um número como 3 a 5 mm.
  3. O passo seguinte deve ser a inserção de imagens desejadas – retratando os produtos ou serviços que deseja informar ao público. Para isso, vá em ‘Arquivo’ e clique em ‘colocar incorporados’ ou ‘inserir’ – depende da versão do software que estiver usando. Aí é só selecionar as imagens selecionadas (que você precisa já ter guardada no computador). O ideal é que estejam em alta qualidade, fazendo com que elas entrem “grandes” no projeto. Para adequá-las ao tamanho desejado dentro do panfleto/flyer sem distorcê-las, é só usar a ferramenta mover no menu lateral da esquerda segurando a tecla shift – e diminuir com o mouse por uma das quinas. Aí é só centralizar ou posicionar de acordo com o layout desejado.  Aqui também pode se fazer uso de uma imagem de fundo que cubra tudo, para apenas colocar textos por cima.
  4. Com a ferramenta de texto (o T grande) no menu esquerdo, você pode definir o que vai ser escrito no panfleto/flyer. Antes, escolha a fonte a ser usada (saiba mais sobre isso clicando aqui), seu tamanho (não deve ser muito grande nem muito pequeno, use o bom senso) e sua cor. Nessa parte, que deve ser a frente do material, o que vai ser escrito depende: pode ser a informação sobre o que está ofertando ou, em caso de um impresso institucional, apenas o nome da empresa e uma chamada que desperte o interesse do leitor.
  5. Tanto o panfleto quanto o flyer podem ter frente e verso ou apenas frente. Caso prefira um material com dois lados, para construir o verso siga o mesmo procedimento do começo: Arquivo > Novo, mantendo as mesmas configurações. Você pode seguir os mesmos passos aqui, inserindo as imagens e textos que desejar para criar seu panfleto/flyer.
  6. Para finalizar, vá em ‘Arquivo’ e ‘Salvar como’ para salvar a imagem (ou as duas, caso seja frente e verso) – pode dar a elas o nome que quiser, como ‘frente’ e ‘verso’. Salve no formato JPEG, o mais usado nesse caso.
  7. Baixe nosso ebook Guia Prático para Fechamento de Arquivo para aprender direitinho e passo a passo a fechar seu arquivo antes de enviar para a gráfica!
  8. Com tudo feito, basta encaminhar ambos os arquivos finais fechados para a gráfica.

capaebookfechamento

No fim de tudo…

Você já deve imaginar que a qualidade final do material também tem tudo a ver com a gráfica contratada para impressão. Então pense com carinho naquela que vai escolher, para não correr o risco de ver o seu impresso sair diferente do que imaginava.

Aproveite para conhecer melhor a MediaTall: acesse www.mediatall.com.br e saiba tudo que a gráfica que imprime em até 24 horas para você tem a oferecer!

banner-mediatall

 

Um comentário sobre “Guia Completo: como criar flyers e panfletos no Photoshop

  1. […] preciso colocar a mão na massa e fazer por conta própria. Para a sua sorte, não é nada difícil elaborar um impresso no Photoshop. E existem outros sites pela internet que podem ser uma verdadeira mão na roda para quem deseja […]

Os comentários estão fechados.