Publicado em

Guia Completo: como criar um cartão de visitas no Photoshop

O cartão de visitas é a porta de entrada para qualquer profissional no mundo dos negócios. Afinal, por mais que os tempos sejam de tecnologia avançada e possibilidades digitais quase infinitas, ainda passa bastante credibilidade se apresentar com um cartão corporativo.

E com todas essas oportunidades virtuais existentes hoje, qualquer um pode criar o próprio cartão de visitas para mandar imprimir. Para isso, basta se virar com o Photoshop, aquele famoso programa de edição de imagens. E fique tranquilo, não é difícil desenvolver o seu material por lá! Vamos te ajudar passo a passo com o nosso guia completo. Confira!

Criando seu próprio cartão de visitas no Photoshop

Naturalmente, o primeiro passo é definir a arte e as informações que estarão inseridas. O cartão serve para o profissional se apresentar a alguém e passar seus dados de contato – nada mais. Por isso, evite excessos e se atenha ao essencial: nome, cargo, empresa, site, email, telefone (de trabalho, preferencialmente, não o pessoal) e endereço.

Com as informações definidas, chegou a hora de colocar a mão na massa e se aventurar pelo Photoshop.

Tamanho

A primeira coisa a definir no programa é o tamanho do cartão. E existe um padrão brasileiro: 9 x 5 cm. Na hora de criar o projeto no software, é possível já começar com as dimensões desejadas para a imagem a partir do menu ‘Arquivo’ ao criar um novo. Também é importante não esquecer de aumentar a resolução para 300 dpi (dots per inch – ou pontos por polegada), garantindo a qualidade do impresso.

Tipo de Papel

Os cartões de visitas costumam ser impressos em papel couché pesado, de 250 ou 300 gramas. O mais comum é o couché brilho, mas o couché fosco pode ser usado para dar um efeito mais sofisticado ao material.

Cores

O padrão de cores usado para materiais como o cartão é o CMYK – ciano, magenta, amarelo e preto. Ao usá-lo no seu cartão de visitas, você assegura que o resultado impresso será o esperado. O outro sistema usado em softwares de imagem mundo afora é o RGB (vermelho, verde e azul), mas o maior objetivo deste é a visualização em telas como televisão, monitores, etc. Então, é essencial lembrar de definir como CMYK o padrão de cores na hora de iniciar o projeto no Photoshop.

banner-frete

Estilos/cortes

Os cortes especiais podem ser feitos com a delineação da marca onde deseja que o cartão seja cortado – nesse caso, para sair do padrão retangular normal. Seja com bordas arredondadas ou outros formatos, é possível determinar no software a maneira como quer ver o produto final.

Acabamento

É importante lembrar das margens e sangria, que podem ser inseridas no projeto. Outros tipos de acabamento precisam ser avisados à gráfica e adequados no design do cartão.

Passo a passo no Photoshop

  1. Após abrir o Photoshop, vá ao menu ‘Arquivo’ e clique em ‘Novo’ para iniciar o seu novo projeto. Na caixa que se abre já é possível determinar o tamanho do cartão: troque a opção ‘pixels’ por centímetros e determine as dimensões em 9 cm de largura para 5 cm de altura. Em ‘resolução’, coloque em 300 pixels/polegadas para que fique com alta qualidade o resultado final. Ainda na mesma caixa, altere o modo de cores para CMYK, o ideal para materiais impressos.
  2.  Após clicar em ‘Ok’, você verá uma tela branca no tamanho que foi definido para o cartão de visitas. É a partir de agora que começa a determinar o aspecto visual dele. Caso deseje alterar a cor de fundo da imagem, escolha a desejada com a ferramenta ‘balde de tinta’ e colora a tela. O primeiro passo deve ser a inserção das margens. Isso pode ser feito a partir do menu ‘Visualizar’, em ‘Réguas’. Pode escolher um número como 3 a 5 mm.
  3. O passo seguinte deve ser a inserção da logomarca do seu negócio. Para isso, vá em ‘Arquivo’ e clique em ‘colocar incorporados’ ou ‘inserir’ – depende da versão do software que estiver usando. Aí é só selecionar a imagem do logo (que você precisa já ter guardada no computador). O ideal é que a imagem esteja em alta qualidade, fazendo com que ela entre “grande” no projeto. Para adequá-la ao tamanho desejado dentro do cartão sem distorcê-la, é só usar a ferramenta mover no menu lateral da esquerda segurando a tecla shift – e diminuir com o mouse por uma das quinas. Aí é só centralizar ou posicionar de acordo com o layout desejado.
  4. Com a ferramenta de texto (o T grande) no menu esquerdo, você pode definir o que vai ser escrito no cartão. Antes, escolha detalhes como a fonte a ser usada (saiba mais sobre isso clicando aqui), seu tamanho (não deve ser muito grande nem muito pequeno, use o bom senso para ficar algo agradável e elegante no projeto) e sua cor. Nessa parte, que deve ser a frente do cartão, atenha-se apenas ao logo e ao nome da empresa ou endereço do site. O resto pode ficar para o verso.
  5. Para construir o verso, siga o mesmo procedimento do começo: Arquivo > Novo, mantendo as mesmas configurações. Você pode seguir os mesmos passos aqui, e mesmo inserindo novamente a logo, mas dessa vez é importante que esteja em menor tamanho, discreta em um dos cantos, de preferência. De resto, com a ferramenta de texto coloque os dados de contato em outro dos cantos, sempre usando uma nova camada para cada linha. Por exemplo, escreva seu nome e posicione com a ferramenta de mover onde quiser. Aí clique novamente na ferramenta de texto, posicione abaixo do seu nome e escreva sua função na empresa. Embaixo, faça o mesmo para escrever o nome da empresa. E assim por diante com email, telefone, etc.
  6. Para finalizar, vá em ‘Arquivo’ e ‘Salvar como’ para salvar cada uma das imagens – pode dar a elas o nome que quiser, como ‘frente’ e ‘verso’. Salve no formato JPEG, o mais usado nesse caso.
  7. Baixe nosso ebook Guia Prático para Fechamento de Arquivo para aprender direitinho e passo a passo a fechar seu arquivo antes de enviar para a gráfica!
  8. Com tudo feito, basta encaminhar ambos os arquivos finais fechados para a gráfica.capaebookfechamento

A gráfica

Não menospreze a diferença que uma boa gráfica faz para o seu material impresso. É preciso escolher uma empresa de confiança, que garanta a qualidade final do que você deseja.

Acesse www.mediatall.com.br e conheça mais da gráfica que imprime o seu cartão de visitas – e muito mais – em até 24 horas!

bannerclientes