Publicado em

Como é ter um E-commerce em tempos de crise?

O e-commerce é caracterizado como o comércio eletrônico que permite a um empreendedor específico realizar a venda de seus produtos através da internet. A partir disso, os usuários localizados em locais distintos passam a ter acesso aos produtos e serviços de uma empresa, acessando via computador, celulares ou tablets. O conceito está ok, mas uma dúvida pode permanecer: como funciona exatamente o e-commerce? Vamos abordar alguns aspectos a seguir.

O e-commerce, ou loja virtual em bom português, nos últimos anos tem ganhado maior visibilidade dos usuários por conta da facilidade que elas promovem ao consumidor e ao lojista, sendo que alguns ainda ofertam produtos diferenciados e que com preços mais módicos que uma loja física, com a facilidade de recebê-los no local que desejar.

Características de um E-commerce

É através de um planejamento que você irá definir características importantes do negócio, criando e delimitando o mercado de atuação, elaborando o plano de negócio, definindo sobre a abertura da empresa, os custos e receitas que o e-commerce terá, além da sua definição de metas, ações para ajudar a divulgá-lo e assim em diante.

O e-commerce é constituído basicamente por três pilares que visam deixar o negócio online organizado e pronto para receber usuários:

1) Sistema
2) Gestão
3) Marketing

Juntos, estes itens são fundamentais para ajudar a realizar um bom planejamento e fazer com que o empreendimento seja um sucesso, com vendas e reconhecimento da marca.

O primeiro pilar chamado de Sistema permite definir todos os processos que possam envolver o projeto, como a escolha da plataforma onde o e-commerce realizará suas vendas. Existem várias disponíveis, basta escolher a que melhor se adequa aos seus produtos e ao seu estilo de gestão.

O segundo pilar chamado de Gestão é basicamente tudo que possa envolver o dia-a-dia do e-commerce. Essa gestão irá permitir que a pessoa responsável pelo empreendimento configure informações importantes como a definição dos produtos, gestão do estoque, o conteúdo divulgado, os preços dos produtos, as promoções, o frete e a logística envolvida, a comunicação visual do e-commerce, além de diversos outros fatores que permitem a interação com os usuários.

O último pilar é o Marketing, um dos fatores importantes para o sucesso do e-commerce. Através do marketing ocorre a possibilidade de divulgar aos públicos quais os serviços e produtos que seu e-commerce oferece e ações que permita chamar a atenção de novos potenciais clientes. O marketing é muito importante nos dias atuais, pois ele permite criar estratégias que podem fixar a imagem do empreendimento nos consumidores e lucrar a partir disso.

O marketing também pode ser utilizando em ações de pós-venda, onde o importante é fazer com que o cliente tenha uma boa experiência de compra e sinta-se importante diante da marca. Esta ação é uma forma de fidelizar clientes e garantir que sua reputação seja positiva. Afinal, é comum que um cliente passe para o outro quais são as lojas mais confiáveis e o quanto o seu atendimento pode ter sido bom.

Por que investir em um e-commerce?

O e-commerce tem sido anunciado como um dos negócios que mais cresce ao longo dos anos em todos os locais do mundo, sendo que no Brasil alguns empreendimentos já tiverem um crescimento importante só no primeiro semestre de existência.

Vale destacar que com o auxílio de boa gestão e ações de marketing é possível conquistar o sucesso desejado com o empreendimento, por isso é válido apostar no e-commerce mesmo diante da crise.

Escolha uma boa plataforma, que seja fácil de utilizar e interaja bem com seus clientes. Além disso, pense em um design clean e teste sempre a usabilidade e navegabilidade da sua loja, para que seus consumidores encontrem de maneira fácil seus produtos e tenham o processo de compra bem definido e objetivo. Defina bem sua logística, seus processos e seja claro com seu consumidor na hora da divulgação. Com isto, seu e-commerce ganhará credibilidade e fidelizará seus clientes, que voltarão sempre e ficarão satisfeitos.

No próximo post, vamos tratar da parte do Marketing Digital da sua loja via buscadores. Fique ligado!