Publicado em

A importância do Marketing para as Escolas

Nesta época de grande concorrência e exposição de marca, as escolas, além de oferecer diferencias, também precisam atrair novos alunos. No entanto, dificilmente ela conseguirá cumprir essa tarefa sem algum tipo de divulgação. É neste sentido que algumas instituições de ensino desenvolvem um modelo de negócio bastante interessante trabalhando com materiais impressos.

O material impresso ainda é relevante nas estratégias de marketing e tem a facilidade de serem distribuídos em qualquer lugar. Cartões de visita, panfletos, banners e flyers são imprescindíveis para a apresentação de uma instituição, quer ela seja de ensino superior, idiomas, pré-escola ou outra categoria. Usar de boas estratégias de marketing com a utilização de materiais impressos é eficiente se você seguir alguns padrões. Veja algumas dicas.

Uso de materiais impressos nas escolas

A atual cobrança da sociedade por informação é o que vem motivando o aumento dos investimentos na área. Em um mundo altamente conectado, quando qualquer blog ou twitter pode ser considerado veículo de mídia e de transmissão de informações, a divulgação impressa pode ser uma ferramenta estratégica.

Muitas escolas confundem marketing com propaganda e não conseguem enxergar as diversas ferramentas que esse conceito abrange. Um plano de marketing bem definido ajuda a escola a conhecer o mercado que pretende atuar e também definir as melhores estratégias para atingir os clientes.

O plano de marketing deixou de servir apenas às grandes empresas para ser cada vez mais usada pelas escolas como estratégia de impulsionamento do negócio, planejando ações de relacionamento e formas de comunicação imediatas e eficientes para atingir  o público desejado.

Entre as características mais importantes dos materiais impressos está a abrangência, que permite que instantaneamente seus conteúdos estejam, de forma planejada, em contato com diversos públicos. Além disso, é possível deixar clara sua mensagem e multiplicar leitores.

Na hora de elaborar um plano de marketing, a escola deve preservar um dos seus valores mais importantes que é a formação do ser humano, bem como a construção do futuro. Muitas escolas, ao pensarem em suas estratégias, produzem um material com conteúdo inadequado, que não é capaz de convencer as pessoas a optarem pela instituição.

 

Mensagem adequada

  • A escola precisa definir que tipo de imagem deseja passar ao cliente – e que este seja condizente com suas ações;
  • Adaptar a mensagem ao público-alvo – dependendo da categoria da escola;
  • O texto precisa ser claro e objetivo – para o leitor compreender a mensagem na primeira visualização;
  • O material deve conter apenas o necessário para transmitir os objetivos da instituição;
  • É importante ter fotos e ilustrações, que facilitam a leitura e complementam a mensagem;
  • A distribuição deve ser feita de maneira direcionada e pontual, nunca esquecendo de analisar o retorno sobre o investimento.

O trabalho de marketing, sobretudo por meio de flyers, banner ou panfletos, se bem coordenado, tem a função de aumentar a visibilidade da escola para que ela possa atrair novos alunos e se tornar referência local.

Já possui material da sua instituição? Conte-nos aqui.