Publicado em

10 Materiais Impressos que toda equipe de Vendas precisa ter

Ainda que os relacionamentos e canais de consumo estejam migrando a passos largos para o mundo virtual, é fato que o contato real com compradores em potencial, clientes e parceiros não pode ser descartado. Materiais impressos continuam sendo indispensáveis na divulgação das marcas e seus produtos, justamente por não demandarem qualquer tipo de conexão ou dispositivos para a sua visualização, tornando sua empresa mais acessível.

Veja a seguir os itens que não podem faltar para que o seu time de vendas seja campeão.

Cartão de visitas

Por se tratar de um material de comunicação rápido e objetivo, o cartão de visitas é, sem dúvida alguma, a maneira mais eficaz de apresentar um profissional e, consequentemente, a empresa na qual ele trabalha.

Consiste em um item essencial na prospecção de clientes e novas parcerias. Sendo assim, para causar impacto positivo em quem o recebe, faz-se necessário que ele seja impresso em uma gráfica especializada, em papéis resistentes, específicos para este fim.

É imprescindível que nele estejam disponíveis as informações básicas de contato, tais como: logo e nome da empresa, nome do profissional, função que exerce, telefones e e-mail para contato. Hoje em dia, contatos via WhatsApp entre vendedores e clientes são muito comuns, por isso, aconselhamos que o número de telefone ligado a essa ferramenta também esteja disponível.

Carregue-o sempre com você e entregue-o somente a quem manifestar interesse pelo que você tem a oferecer, seja em eventos corporativos ou em ambientes corriqueiros, como padarias, farmácias, agências bancárias, entre outros.

 

Papéis timbrados

Também fazem parte do grupo de itens indispensáveis para as equipes de vendas, pois são utilizados para diversos fins, desde documentos, correspondências, orçamentos, contratos, recibos, entre tantos outros materiais importantes do dia a dia de todas as empresas.

Usar folhas com a sua marca transmite formalidade e profissionalismo, causando boa impressão não só em clientes, mas também em parceiros e fornecedores.

 

Blocos de notas

Assim como os papéis timbrados, bloco de notas são utilizados cotidianamente. Seja para lembretes ou anotações diversas, é fato que ter esse tipo de material sempre ao alcance é de grande serventia, não só para a equipe de vendas, como também para os clientes.

Pensando nisso, ofereça-os como brindes e, se possível, invista em canetas com sua marca estampada e monte um kit. Afinal de contas, quem não gosta de receber um mimo de vez em quando? Sem deixar de mencionar que estes são artigos bastante úteis e, por isso, estarão com seus clientes a todo momento, divulgando a sua marca.

 

Flyers

É uma forma de divulgação com baixíssimo custo unitário quando impresso em grandes quantidades. Indicado para transmitir informações de maneira concisa e direta, com poucos textos e imagens.

Diferenciam-se por serem peças de rápida distribuição, que deve ser feita em pontos estratégicos para aumentar a sua eficácia. Nada de sair entregando-os pelas ruas e semáforos, prefira escritórios, consultórios, restaurantes, papelarias, salões de beleza ou academias, de acordo com o público que deseja alcançar. Sempre que possível, leve-os com você e peça permissão para deixá-los expostos quando encontrar um lugar conveniente.

 

Folders

Caracterizam-se pelas dobras, geralmente duas ou três, que multiplicam o espaço para divulgação de informações. Os folders podem ser cortados em diversos formatos. Ideais para breves apresentações e para divulgação de kits, novidades e promoções. Podem incluir também um cupom de descontos ou fichas para sorteios, assim seu material não será descartado na primeira oportunidade.

 

Catálogos

Mais completo que os dois itens anteriores, os catálogos têm a função listar com maior riqueza de detalhes todos os produtos e serviços oferecidos por sua empresa. Por disponibilizarem mais espaços, não é necessário suprimir nenhuma informação.

Por outro lado, sua distribuição deve ser feita de maneira cautelosa, sendo entregue a quem realmente se interessa pelo que está sendo oferecido. Você também pode criar um banco de dados e enviá-los a seus clientes diretamente pelos correios, para que recebam em casa e analisem com calma o que você tem a oferecer. Recomenda-se manter o catálogo de produtos sempre atualizado, pois nada pode ser mais incômodo do que se encantar por alguma mercadoria que não está mais disponível.

 

Filipetas

Também são utilizadas para a descrição de serviços e listagem de produtos, com a única diferença de serem mais estreitas e longas. Podem ser facilmente transformadas em marca-página, desde que você invista em um material resistente. Lembre-se que as pessoas podem levar muito tempo até terminarem de ler um livro, portanto, sua marca será lembrada toda vez que a leitura for retomada.

 

Pastas e envelopes

Usados para transportar documentos e correspondências importantes, estão sempre circulando entre diversas pessoas. Por isso, confeccionar pastas e envelopes estampando a sua marca é uma estratégia muito inteligente.

As pastas também servem de brindes em feiras, congressos e outros eventos corporativos, fazendo com que as pessoas memorizem a sua marca.

 

Embalagens

Além de acomodar e proteger mercadorias, as embalagens são fortes aliadas na divulgação das marcas. Para isso, nãos basta que sejam apenas resistentes e duradouras, mas precisam também ser marcantes, capazes de chamar a atenção dos clientes e agradá-los.

É aconselhável que as embalagens sigam os padrões criados para a identidade visual da empresa, a fim de reforçar a marca na mente do público. Inclua informações importantes, como endereços da matriz e das filiais com respectivos telefones de contato. Em caso de produtos perecíveis, como alimentos e cosméticos, é obrigatório constar na embalagem a composição, data de validade e a forma aconselhada de conservação da mercadoria.

Para fidelizar seus clientes, que tal inserir na embalagem um cupom de desconto para a próxima compra ou um cartão fidelidade?

 

Adesivos

Estes são materiais altamente personalizáveis, podendo ser aplicados tanto em espaços internos quanto externos. Devido à versatilidade nas maneiras de usá-los, podem ser recortados em diversos formatos e impressos em diferentes tipos de materiais – como vinil e papel – e por isso recebem acabamentos próprios para cada função.

Adesivos podem ser utilizados para fins decorativos, como quando colados em carros, vidros ou cadernos, mas também podem ser aproveitados como etiquetas, rótulos ou selos. De qualquer maneira, servem como excelentes brindes promocionais que divulgarão a sua marca por onde o seu cliente estiver.

 

Agora que você está ciente de que os materiais impressos são ótimos meios de comunicação para divulgar seus produtos e serviços e já conhece a função de cada um deles, venha fazer um orçamento conosco. Tenha um diferencial em relação aos seus concorrentes e conquiste muito mais clientes!