Impressos que todo candidato deve ter para as Eleições 2016

Quando o ano é par você já sabe: teremos votação em outubro. As Eleições 2016 estão chegando aí e, com isso, também veremos uma infinidade de materiais de campanha distribuídos nas ruas e colados em paredes e postes Brasil afora, por todos os candidatos a prefeito e vereador nos 5570 municípios do país.

Qualquer candidato – em qualquer pleito que seja, desde uma simples votação para síndico de condomínio até a Presidência da República – sabe que é preciso colocar seu nome na cabeça do público para ter maiores chances de atingir o objetivo final e se eleger. Para isso, é bastante comum recorrer ao uso de materiais impressos como forma de se apresentar aos eleitores e também de expor sua plataforma de campanha.

Embora os mais vistos sejam os famosos panfletos, santinhos e cartazes, eles não são os únicos tipos de material impresso que podem ser usados pelo candidato nas Eleições 2016. Conheça abaixo as opções que todo candidato deve estar preparado para produzir até outubro.

Panfleto

O panfleto talvez seja o impresso mais encontrado em período de campanha eleitoral. Escolha de dez entre dez candidatos, ele possui espaço suficiente para apresentar o candidato e suas propostas.

O ideal é que na parte da frente conste uma boa foto do postulante com seu nome, número para votação, símbolo do partido que representa, cargo a que está concorrendo e ainda um slogan de campanha. Já o verso permite a possibilidade de descrever melhor a plataforma de projetos que pretende colocar em prática ao ser eleito, geralmente em formato de tópicos.

Santinho, Santos e Santão

Também muito encontrado em tempos de votação, o santinho é uma espécie de panfleto em menores proporções. Assim, ele costuma apresentar somente as informações básicas do candidato, como as acima citadas sobre o panfleto. É massivamente distribuído nas proximidades das eleições, até mesmo no dia, configurando a chamada boca de urna. Ainda costuma conter nomes e fotos de candidatos parceiros que concorram a outros cargos, ajudando a firmar alianças políticas e colocando também os nomes deles às vistas do eleitor.

Em 2016 há outras opções de tamanho: o Santo e o Santão. Conheça aqui.

Praguinhas e Pragões

Um dos tipos de adesivo mais vistos em época de eleição é a praguinha. As praguinhas são pequenos adesivos (de 6,8×6,8cm), geralmente em formato circular, em que a principal informação é a imagem do candidato, com seu nome e número. Em 2016 temos também os Pragões, com tamanho de 9,8×9,8cm.

Outros formatos de adesivo também são encontrados conforme se aproxima a votação, principalmente os para serem colados em para-choques de carros. Em geral, os adesivos servem para fixar a candidatura na cabeça do potencial eleitor – e além de distribuídos ao público, também são colados em camisas, paredes e postes pelas cidades. Com isso, aplicados em locais de grande circulação, ajudam a fazer o candidato ser visto e aumentar suas chances.

Cartão Colinha

Assim como um cartão de visitas, o cartão colinha vem no mesmo formato de um cartão de visitas – geralmente em torno de 8×5 cm – e serve para se apresentar ao potencial eleitor e também para ser levado na hora da votação, com os números do candidato no verso.

Com apenas a foto, o nome e o número de candidatura, não há espaço para muito mais devido ao tamanho reduzido. Mas, o cartão tem como principal uso ser um lembrete para que o eleitor o carregue para a urna na hora de votar e não se esqueça do número. Assim, também pode constar nele espaço para preenchimento de números de outros cargos que estejam sendo disputados.

Cartaz

O cartaz, ou poster, é extensamente visto em qualquer espaço de grande circulação de público. E não é diferente nas Eleições 2016. Sempre víamos paredes, postes e muros cobertos de cartazes políticos, já que são boas formas de fazer com que as pessoas conheçam a imagem do candidato e se lembrem dele. Porém, esse ano as regras estão mais rígidas e não será permitido colar cartazes, nem divulgar outdoors. Saiba mais aqui.

Apesar de ter tamanho maior, o cartaz não costuma apresentar excesso de informação – ou, ao menos, não deveria. Como a maioria dos outros materiais impressos usados por candidatos, foto, nome, número, logo do partido e slogan de campanha são os essenciais.

***
Depois de definir todos os impressos que deseja para a campanha eleitoral de 2016, é importante também escolher a gráfico onde vai imprimi-los. A MediaTall imprime em até 24 horas e ainda te dá todo o suporte para que o resultado final saia como o esperado. Acesse www.mediatall.com.br/eleicoes e conheça mais!