Impressão Digital Sob Medida

Os avanços da tecnologia fizeram com que muitas empresas buscassem por saídas mais práticas e eficientes para seus negócios. E quando se pensa em saídas eficientes, remete-se imediatamente à ideia de reduzir os custos e ter como resposta bons produtos, entregando a melhor relação custo–benefício para a empresa e clientes.

Foi exatamente neste quesito, custo e benefício, que a impressão digital ganhou destaque sobre a tradicional offset. Nos dois casos você tem ótimos resultados de impressão, mas no caso do serviço digitalizado, a exigência por mecanismos é menor.

Entenda mais sobre impressão digital e quais as principais vantagens e desvantagens.

 

Entendendo melhor a impressão digital

Para que você compreenda como funciona a impressão digital, é preciso que primeiro saiba como acontece a impressão do tipo offset.

Para que seja feita a impressão de qualquer documento em offset, exige-se um maquinário composto de fotolito e uma chapa de metal. Como a produção de cada peça não é individual, o custo de uma impressão em pequena quantidade acaba sendo, em alguns casos, desvantagem para a gráfica e também para o cliente.

Já com a impressão digital não existe esse problema. Toda aquela aparelhagem fica para trás. A necessidade também em ter que fazer grandes pedidos já não existe mais. A impressão digital, feita sob medida, veio para favorecer também os empreendimentos menores, que precisavam de peças impressas, mas não em números grandes.

 

Principais vantagens da impressão digital

Adotar o sistema de impressão digital vem favorecendo muitas gráficas. As principais vantagens desse serviço são:

# Equipamentos: não há mais a necessidade de uma aparelhagem complicada e cheia de processos. Com uma impressora mais prática e simples você tem o documento que deseja e em poucos segundos.

# Quantidade: com a impressão digital você pode solicitar peças em quantidades menores. Caso queira, pode encomendar 50 cartões de visitas, por exemplo. Esse fato não acontecia nas impressões offset, onde geralmente eram vendidos os milheiros ou os centos de cada produto.

# Preço: o valor da impressão caiu, consequentemente. Se você precisa de menos recursos e pode imprimir em uma quantidade menor, não há a necessidade de pagar o mesmo valor de antes por isso. Este foi um avanço que deu um efeito inverso do habitual. Enquanto novas tecnologias aparecem para facilitar, mas também para encarecer o produto, a impressão digital fez o contrário.

# Personalização: há também a possibilidade de personalização do produto. Se antes você tinha que imprimir todas as peças iguais, agora você não precisa mais disso. Cartões e brindes para clientes, por exemplo, podem ser impressos já com o nome do mesmo ou alguma referência particular. E isso não vai custar muito mais em seu orçamento.

# Tempo: o tempo de impressão também caiu. Em pouquíssimos segundos você tem o seu produto impresso em mãos. A impressão offset podia levar algumas horas, dependendo da peça.

# Cores: não há necessidade de imprimir uma peça teste para saber se houve variação de cor. O documento é impresso de acordo com as tonalidades da criação.

 

Principais desvantagens da impressão digital

Assim como existem as vantagens em usar a impressão digital, por alguns momentos essa tecnologia pode não ser favorável para seu orçamento. Veja alguns exemplos.

# Custo fixo: como os custos de impressão são fixos, não há muita variação de valores quando você precisa de impressão digital. Já no caso da impressão offset, quanto maior for o número, menor é o custo individual. Uma boa dica é usar impressão digital para quantidades menores e offset para grandes números de cópias.

# Pouca flexibilidade: não há tanta flexibilidade quanto ao tipo de papel utilizado. Se você precisar de um papel especial, com um acabamento diferenciado para a sua impressão, sentirá dificuldade em fazer isso com a aparelhagem digital.

# Policromia: dependendo da quantidade de cores que terá a sua peça, ela pode sair mais cara com a impressão digital. Por exemplo, se você precisar imprimir um documento na cor azul, com o sistema offset a impressora utilizará apenas a tinta azul. Já no digital, há uma mesclagem de cores até atingir a tonalidade desejada. Isso porque sistemas digitais usam a policromia, que é a combinação de 4 cores para a geração de outras mais.

Agora que você já sabe quais as vantagens e desvantagens de uma impressão digital, bem como ela funciona, é só escolher o tipo mais rentável de impressão para seu material e campanha e correr para a gráfica.