Identidade Visual Restaurante

A identidade visual de um restaurante precisa despertar algumas sensações e transmitir emoções por imagens, que devem passar uma boa experiência gastronômica. A primeira imagem que as pessoas fazem de um restaurante, ou de qualquer outro empreendimento, é chamada de imagem corporativa, que precisa passar credibilidade, qualidade, segurança e excelência, além de um toque divertido e inovador, quando for o caso.

Uma das principais ferramentas para se fortalecer a imagem corporativa é o uso adequado, coerente e sistemático de uma boa identidade visual.

Restaurantes devem apostar em uma identidade visual marcante para atrair clientes

Cuidado: pão quente derrete corações.” Quem compra pão no Empório Jardim, misto de padaria, bistrô e delicatessen no bairro Jardim Botânico do Rio de Janeiro sai com uma embalagem com a simpática frase debaixo do braço.

No Empório Jardim, o pão, a geleia e os macarons vêm em embalagens com frases simpáticas como “Eu só quero adoçar o seu dia” - Fonte: OGlobo.

No Empório Jardim, o pão, a geleia e os macarons vêm em embalagens com frases simpáticas como “Eu só quero adoçar o seu dia” – Fonte: OGlobo.

Já no Reserva T.T. Burger, o saco da batata frita ostenta os dizeres engraçadinhos “Estamos fritas” ou “Fritas com amor”.

tt-burguer

“Estamos fritas” – frase divertida nos sacos de batatas fritas do T.T. Burger, no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação.

Estes pequenos detalhes fazem a diferença junto aos clientes e mostram a importância de uma identidade visual caprichada na hora de captar e fidelizar clientes.

Mas, se você ainda se questiona do por quê é necessário um restaurante ter uma identidade visual caprichada, aí vai a explicação: vivemos em uma sociedade de consumo extremamente exigente com relação à qualidade e ao custo-benefício dos produtos, independentemente de sexo, classe ou credo.

Desta forma, ter bons produtos (independente do segmento de mercado) e bons preços não é de modo algum certeza de sucesso, principalmente quando tratamos de restaurantes, onde a concorrência é acirrada, com muitos estabelecimentos de qualidade. Por isso, é preciso se diferenciar e apostar em uma forte presença da identidade visual para que o restaurante seja lembrado rapidamente e os clientes desejem saborear seus produtos.

Com isso, a criação da identidade visual de um restaurante torna-se algo centenas de vezes mais complexo que simplesmente arrumar alguns produtos num certo espaço, contratar alguns funcionários e colocar uma placa na entrada.

Para conhecer como utilizar o material impresso no seu restaurante, veja nosso outro post.