Google Analitycs para mensurar Resultados

Em tempos de internet é impossível fazer qualquer planejamento de negócio sem incluir todas as estratégias virtuais que existem a nosso dispor. São tantos os recursos que é muito importante conhecer cada um deles para poder optar pelo melhor e que mais se adeque às expectativas e necessidades de uma empresa.

Já falamos de Links Patrocinados, Redes Sociais, Conteúdo Relevante, E-mail Marketing, entre outras ações para melhorar vendas, converter clientes e ganhar notoriedade. Mas, nada adiante se você não medir os esforços! Para isto, toda departamento de marketing de uma empresa deve fazer uso do Google Analytics.

 

Mas, o que é afinal o Analytics e para que serve?

O Analytics é uma ferramenta gratuita oferecida pela Google ativada através de uma conta do Google. Ela serve para medir e analisar o tráfego, visitas, conversões, número de acessos, origem da visita, tempo de permanência, índice de rejeição, entre outros dados, visando conhecer mais a respeito do seu desempenho e performance e, com isso, incrementar ou modificar suas estratégias de marketing digital.

O Google Analytics é uma forma de ajuda aos webmasters para otimizar seus sites e em campanhas de marketing. Em suma, ele é uma forma de analisar e mensurar os resultados. É uma das melhores ferramentas para gerenciamento de dados e o mais espetacular é que é grátis. Ou seja, não há desculpa para não estar em todos os seus sites.

 

Função do Analytics

A função do Analytics é fornecer dados sobre um site todos os dias, tornando-se uma ferramenta das mais utilizadas ao redor do mundo. Mas, apesar de tudo isso que estamos dizendo, ainda existe muitos sites que não têm. Para instalar é bastante simples e as orientações são fornecidas pela Google.

Além do expressado acima, o Analytics oferece também o tempo de permanência, quais páginas foram visitadas e todos dados necessários de acordo com os objetivos da empresa, como média de visitas por página e informações dos visitantes, que podem incluir desde a localização geográfica, idioma, tipo de navegador, entre outros dados.

Não estar por dentro do Google Analytics pode significar estar perdendo diversas oportunidades de negócios.

O monitoramento de tráfego do Analytics pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog. Além de conhecer quantos usuários acessam o seu site, também é possível saber informações de que forma esses usuários se comportam ao navegar pelas diversas páginas e seções de um site.

De acordo com as informações coletadas através do Analytics é possível analisar o comportamento dos visitantes de um site e com isso definir uma campanha de marketing digital apropriada.

O monitoramento de tráfego é uma das principais funções de qualquer atividade na internet e indispensável para a gestão de negócios neste setor, e o Analytics é a ferramenta principal do mercado.

Pronto para iniciar seu e-commmerce e utilizar todas as ferramentas disponíveis para ele crescer? Compartilhe comigo suas experiências e vamos juntos neste mundo virtual!