Geomarketing para impressos

Muitas empresas imprimem seus panfletos e flyers promocionais e não sabem exatamente onde distribuir para alcançar, da maneira mais efetiva, seu público. Se você tem estas dúvidas, o geomarketing pode te ajudar.

Geomarketing

Geomarketing é uma ferramenta que serve para identificar a localização dos seus clientes, concorrentes, fornecedores, entre outros atores, em um mapa digital. A evolução dos softwares de geomarketing (há vários disponíveis na internet e alguns são gratuitos) torna cada vez mais fácil a identificação de variáveis sociodemográficas, econômicas, comportamentais, físico-territoriais e negociais.

No mundo virtual, as pessoas deixam suas informações e vários rastros, sendo que o geomarketing utiliza estes dados para formatar o comportamento do consumidor. Assim, esta ferramenta pode detectar nichos de mercado e pontos de presença e influência de diferentes estabelecimentos – o que colabora para a definição de metas de vendas, atratividade de consumo no varejo e também para focar melhor na distribuição do material impresso promocional.

Quem usa geomarketing

Empresas que querem atingir mais clientes com maior efetividade já adotaram o geomarketing em suas estratégias promocionais, especialmente as que distribuem com frequência material impresso como flyers, panfletos, folders, catálogos, entre outros.

O geomarketing pode ser usado por praticamente qualquer tipo de negócio, pois a tecnologia digital torna mais acessível a adoção destas análises na rotina para criação das campanhas, até mesmo para pequenas empresas e empreendedores individuais.

Como utilizar

Por meio do software de geomarketing, a empresa identifica a localização do seu público, traçando a área de influência da empresa, considerando critérios como gênero, faixa etária, classe econômica, comportamento de consumo, entre outros. É criado um mapa indicando as áreas mais relevantes para distribuição de flyers, por exemplo, melhorando a comunicação e o retorno do investimento.

Oferecer soluções para seus clientes onde eles estão é a melhor forma de obter bons resultados em suas campanhas de marketing e a ferramenta de geomarketing permite isto.

Além disso, se você estiver pensando em expandir sua atuação para um determinado local, o geomarketing pode dizer se na área há concorrência e demanda para os produtos ou serviços, tudo baseado em dados analisados pelos softwares.

Outro uso bastante interessante é com os usuários de dispositivos móveis. A ferramente de geomarketing pode, por exemplo, oferecer descontos, e-cupons, ou outro tipo de ação quando um consumidor cadastrado estiver em sua base em sua localização. O programa ShopAlert é um exemplo disso, que detecta se um assinante móvel está dentro de uma certa “geo-fence” em torno de uma determinada loja e envia-lhe uma oferta.

Benefícios de geomarketing

Entre os principais benefícios destacam-se:

– otimização de investimentos em ações de marketing;
– melhor compreensão dos mercados e a capacidade de concentrar esforços em nichos mais rentáveis;
– projetar áreas de vendas e rotas de distribuição;
– identificar concorrentes e atuar nas áreas que eles não atuam;
– responder a perguntas como: a localização atual do meu negócio é boa para meu segmento? Onde posso atuar melhor? Onde executar uma campanha publicitária?
– agregar muita informação para tornar seu processo de vendas mais adequado.

Experimente esta ferramenta na sua próxima campanha utilizando materiais impressos e aumente o retorno do seu investimento!