Marketing com impressos

O mundo vem se integrando cada vez mais desde o início do século XXI. Esse período marca a intensificação da globalização e do processo de conexão econômica, social, comercial, cultural e política.

A grande aliada e a principal responsável por toda essa conexão global é a internet. Desde que essa “nova era” chegou, a população mundial está cada vez mais próxima, conectada e com mais oportunidades de compartilhar ideias e produtos.

O crescimento da conectividade permitiu, além dessa aproximação, a abertura de um leque de oportunidades. Agora, o seu trabalho pode ser visualizado, a qualquer momento, por qualquer pessoa, e o marketing está se apropriando dessas possibilidades aos poucos.

Apesar de tudo isso, ainda é inegável que a tradicional mídia impressa consegue melhores resultados que a mídia virtual. Isso se deve porque ainda passamos por um momento de transição entre mídias físicas e virtuais e não estamos completamente adaptados à rede. Por isso, meios tradicionais de divulgar uma empresa, produto, ou ideia ainda passam mais segurança e são os preferidos dos clientes.

Estratégias

Uma pesquisa feita pelo Grupo Positivo em 2013 mostrou que 89% das pessoas usam materiais impressos para se informar sobre empresas ou produtos. A mesma pesquisa também apontou que 39% buscam o produto após ter visto anúncios em mídia impressa e 29% – dez pontos percentuais a menos – fazem o mesmo depois de terem visto em mídia digital.

Panfletagem

Os números acima mostram que, realmente, o material impresso ainda é relevante nas estratégias de marketing e também têm a facilidade de serem distribuídos em qualquer lugar. As estratégias usadas para aperfeiçoar ainda mais os resultados do marketing com materiais impressos são bem simples. Bons cartões de visita, catálogos, panfletos e flyers são imprescindíveis para a apresentação de uma empresa.

Usar de boas estratégias de marketing com a utilização de materiais impressos é eficiente se você seguir alguns padrões.

Deixe claro o que está divulgando

O marketing digital corre atrás da audiência e está presente em qualquer lugar virtual que o consumidor está. No caso do impresso, isso não acontece, então é importante criar um material com um layout claro e que deixe visível qual é a mensagem que sua empresa está passando ou o produto que está vendendo. Uma boa impressão e disposição de elementos são essenciais para o aperfeiçoamento de leitura do cliente.

Prenda a atenção

Para conseguir mostrar claramente a sua mensagem, quais são as vantagens do seu produto, serviço, ou empresa, outra estratégia do material impresso é abusar – conscientemente – de cores e imagens para prender a atenção do cliente. Tentar fazer com que a mídia impressa que vai divulgar o seu trabalho seja tão atraente quanto o que ele tem a oferecer.

Distribuição adequada

Outra estratégia importante para melhorar os resultados do marketing é o estudo do público-alvo e onde serão distribuídos esses materiais.

Esse estudo prévio é importante para a empresa não correr o risco de ter o material impresso ignorado e otimizar os resultados atingidos com ele. Sempre escolha um local de distribuição onde pessoas que se interessarão pelo serviço oferecido possam estar e ver os flyers, panfletos ou catálogos.

Também vale considerar onde, exatamente, eles estarão expostos no local escolhido. Se as estratégias de chamar a atenção e deixar claro o que está sendo ofertado já foram usadas, basta escolher um ponto estratégico onde o olhar do cliente vai parar automaticamente.

Saiba qual é exatamente o seu público-alvo e comece a trabalhar!

Incentive a ação

Usar e abusar de estratégias como descontos, brindes, promoções, entre outros, faz com que seus clientes atentem-se mais sobre seus impressos e sua empresa. É uma maneira de você atrair público e depois fidelizá-lo. Com panfletos e flyers promocionais, você também conseguirá fazer um rastreio maior da sua popularidade, de como suas ações estão sendo impactadas junto ao público-alvo e a taxa de conversão ao final de uma campanha de marketing.

Estas são algumas simples ações, mas que quando bem trabalhadas dão exatamente o resultado que você busca para que sua marca chegue muito mais perto do sucesso em vendas.