Estratégia de sucesso

Os objetivos de uma campanha publicitária são “interessar, persuadir, convencer e gerar resultados”. Para isso acontecer, é preciso definir uma estratégia bem elaborada e ações coordenadas e em etapas. A falta desse planejamento pode fazer com que uma empresa não atinja o objetivo de vendas, devido a falhas na escolha do público-alvo e material a ser divulgado, por exemplo.

Uma boa campanha publicitária consegue despertar um desejo no cliente que o fará querer adquirir o que é ofertado. Esta campanha também elevará a empresa e o que está sendo divulgado a um patamar mais alto que o dos concorrentes. Além disso, irá chamar atenção, cada vez mais, de novos potenciais consumidores do produto ou serviço em questão.

Para planejar essa estratégia publicitária, é preciso levar alguns itens em consideração. Veja.

1. Escolher o público-alvo

Uma estratégia publicitária mais eficiente é, antes de tudo, aquela que define claramente o público-alvo. A pesquisa do perfil do cliente vai reger toda a estratégia publicitária, pois é o cliente que deve ser convencido.

alvo

Há duas linhas diferentes de clientes que precisam ser identificadas para traçar a estratégia publicitária com sucesso: o cliente pessoa física e o cliente pessoa jurídica.

Pessoa física

Para a pessoa física, dois eixos de publicidade podem ser usados: a propaganda em mídias tradicionais, como televisão, rádio, jornais e internet, ou o marketing direto, que engloba a entrega de panfletos e flyers e telemarketing.

A escolha entre esses dois caminhos deve ser tomada após a avaliação do perfil do cliente que deverá ser atingido pelas estratégias de publicidade – sexo, idade, renda, habitação, costumes, tempo de uso de internet, entre outros fatores.

Pessoa jurídica

Quando o público-alvo se trata de pessoa jurídica, as estratégias são diferentes. A categoria “business-to-business” implica na identificação de setores de atuação das empresas que devem ser atingidas com a campanha publicitária.

A melhor estratégia nesse caso é o marketing direto, com visitas presenciais nas empresas a fim de divulgar um serviço, ou produto, com argumentos mais direcionados e específicos do setor escolhido.

O marketing em mídias tradicionais, no caso de pessoa jurídica, deve ser feito apenas em canais especializados no setor envolvido na divulgação desses produtos e serviços.

2. Definir o material

Feito a definição do público, é preciso escolher o material. Para isso, o interessante é fazer uma pesquisa de quais materiais e peças publicitárias que dão mais resultados.

material

Os especialistas em marketing afirmam que, a melhor peça publicitária é aquela que aparece em mídias tradicionais, como flyers, panfletos e propagandas em televisão e rádio.

3. Conteúdo e informação

Os materiais utilizados na campanha devem prender a atenção e deixar claro o que está sendo ofertado.
Para planejar este item, é preciso levar em consideração o público-alvo. O que é interessante para ele? O que vai chamar a atenção do cliente? Quais cores e objetos vão prender a atenção do público-alvo? Essas são perguntas que devem ser feitas no planejamento de uma estratégia publicitária e respondidas pela equipe, claro.

mkt-conteudo-726x408

Estas respostas são fundamentais para definir o melhor conteúdo e a forma mais adequada de passar a mensagem, como que tipo de linguagem utilizar, a quantidade de texto, itens visuais como imagens e fotos, entre outros detalhes.

4. Distribuição

É preciso pesquisar quais locais o público-alvo frequenta e onde esses materiais impressos podem ser distribuídos. Uma distribuição bem feita, por uma equipe treinada, que apresentem a oferta na hora do contato com o público, dão mais resultados que simplesmente entregar (ou deixar) materiais impressos sem a mínima informação para o consumidor.

hpim1327

É preciso identificar também quais os programas que o potencial cliente mais escuta, ou assiste, no caso de peças publicitárias de TV ou rádio.

5. Resultados

Por fim e não menos importante, avaliar os resultados é algo que deve fazer parte de uma estratégia publicitária para definir o que deu certo e o que precisa de ajustes. Com essas definições, podem-se deliberar possíveis mudanças na estratégia traçada.

Resultados

Os resultados são avaliados por meio do impacto e da eficácia. Pegue uma amostragem do público-alvo, faça um check-list e verifique se:

– o público-alvo se lembra do que foi divulgado;
– ele se identificou com a propaganda e com o produto;
– ele entendeu o que foi divulgado;
– ele aceitou e acreditou no que foi dito.

Estes são pontos fundamentais para serem analisados para que sua estratégia, quando posta em prática, tenha sucesso. Os resultados com certeza serão os melhores para sua marca.