Diferenças entre papel reciclaDo e reciclaTo

Muita gente tem a mesma imagem quando pensa em material reciclado. Aquelas lixeiras com o símbolo de reciclagem, indicando itens que podem ser reaproveitados, ou ainda novos objetos feitos a partir de jornais velhos ou garrafas plásticas. No entanto, a indústria gráfica também se utiliza de papeis reciclados para impressão.

Existem dois tipos de papel que são sustentáveis e produzidos com material reaproveitado. Para muitos, eles parecem a mesma coisa, mas não são: há o papel reciclado e o papel reciclato – isso mesmo, com “T”. Atualmente, qualquer negócio vê como vantajoso o uso de papeis reciclados para demonstrar sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

E para não ficar em dúvida na hora de escolher um tipo de papel na sua impressão, vamos ajudá-lo a diferenciar um do outro. Confira abaixo o que é e quais as vantagens de cada um.

O papel reciclado – com D

O papel reciclado tem a cor parda e é uma mistura de diversos tipos de papeis descartados – como papelão e papel comum. Por isso, tem aparência mais áspera, bruta, rústica e até grosseira para alguns – mas também é mais resistente. Assim, não tem qualidade para ser usado como um papel comum no dia a dia, aparecendo mais em situações especiais.

Aos poucos, com o passar dos anos e a alta procura por um material de menos impacto na natureza que o papel branco, ele também evoluiu e se tornou mais ‘limpo’ para o uso cotidiano. Mas, ainda assim não era o ideal, causando alguns problemas com impressoras domésticas, que às vezes engasgavam com ele.

O papel reciclato – com T

Já o papel reciclato é um produto exclusivo de uma marca brasileira. Feito com madeira de reflorestamento, ele tem o selo FSC da Forest Stewardship Council, o Conselho de Manejo Florestal. E a diferença dele é justamente essa: o certificado, que dá a garantia de ser totalmente rastreável, sustentável e produzido da maneira correta.

Ele é todo pensado para ser o mais parecido com o papel comum usado diariamente. O reciclato também é 100% reciclado e manufaturado industrialmente para fins comerciais – sendo bastante visto no meio publicitário. Além disso, tem aspecto mais agradável e gramatura adequada para o uso cotidiano. Tudo foi resultado da grande demanda por algo sustentável e que faça com que as empresas passem a impressão de preocupação com o meio ambiente ao público.

Resumindo

Vistos como boa opção por quem deseja ajudar a preservar a natureza, tanto o papel reciclado quanto o reciclato possuem boa procura no mercado. O reciclado pode ser usado em empresas, escolas e até em casa para anotações comuns com o maior intuito de ser amigável ao meio ambiente. Já o reciclato é mais indicado para uso comercial, impressão de documentos importantes e peças publicitárias.

Acesse www.mediatall.com.br para saber mais dicas de impressão e conhecer a gráfica que imprime em até 24 horas para você!