Dicas para criar um Cartaz de Sucesso

A escolha da estratégia de comunicação é muito importante para qualquer negócio. Ao decidir realizar uma campanha de marketing, é preciso pensar com carinho em todos os detalhes, principalmente a mídia a ser usada. Uma das melhores opções entre impressos é o cartaz, já que garante espaço suficiente para chamar a atenção do público com a informação que deseja passar e seu tamanho garante boa visibilidade em locais de grande circulação de pessoas.

Por ter esse excelente custo-benefício em alcance de público, o cartaz torna-se um dos impressos mais procurados por aqueles que desejam promover um produto, divulgar um evento ou fazer qualquer outro tipo de comunicação – seja ela voltada para as vendas ou para simples reforço de marca. Usado de maneira correta, ele tem tudo para se tornar elemento importante da estratégia de marketing de qualquer negócio.

O cartaz pode ser simples ou sofisticado, criativo ou sóbrio, pode conter mais ou menos informação… É um dos impressos mais versáteis no mercado, e para ter sucesso na campanha basta encontrar o equilíbrio ideal entre título, texto, imagens e cores. Como em qualquer material, é imperativo conhecer bem seu público para que consiga criar uma campanha que seja coerente com o resto do planejamento de marketing. Para ajudá-lo, separamos algumas dicas úteis para o momento de desenvolver o seu cartaz.

As cores

No geral, é mais interessante começar o planejamento do design do cartaz definindo a paleta de cores que deseja. Nisso, é importantíssimo pensar na identidade visual da marca, favorecendo tons que se encaixem nela e, assim, assegurando que o público sentirá familiaridade com aquilo a partir de campanhas passadas ou por somente conhecer o logotipo da empresa e saber suas cores.

Cartazes com cores atraentes atiçam os sentidos, atraem o olhar e convidam a pessoa a prestar mais atenção. O público percebe uma grande diferença entre usar cores chamativos ao invés de apenas preto e branco.

Lembre-se que um cartaz bem pensado já pode causar impacto com o uso de poucas cores, sem a necessidade de excessos.

As imagens

Os cartazes precisam chamar a atenção e serem de rápida leitura. E a melhor maneira de causar uma boa primeira impressão e atrair o público é através de uma imagem de impacto e que passe claramente a intenção daquela campanha. Além disso, é preciso que seja condizente com a paleta de cores definida para o design, embora o contraste também possa ser usado para criar destaque.

Não se esqueça de usar imagens em alta definição para garantir a qualidade na impressão. O ideal é que estejam salvas em ao menos 300 dpi – pontos por polegada.

O título

Ao lado da imagem escolhida, o título do cartaz é o que mais chama a atenção do público que estiver circulando pelo local onde ele estará afixado. Com isso, é preciso impactar o leitor e intrigá-lo a querer saber mais sobre o assunto ali escrito. O impacto inicial pode vir no que será escrito nele, é claro, com uma frase que deixe claro do que se trata a informação e que possa atrair o interesse do potencial cliente. Mas não só.

A forma como vai dispor o título no cartaz também pode ser muito importante para chamar a atenção de quem passa. Muito pode ser extraído de diferente apenas pelo tipo de fonte tipográfica escolhida para ele. Usar um negrito sem serifa mostra seriedade; um itálico com serifa já traz mais elegância; e uma fonte manuscrita apresenta mais descontração. Para criar mais impacto, experimente com a tipografia.

O texto

Na parte do texto – que pode conter mais ou menos informação, dependendo do objetivo e planejamento – a fonte também é fundamental. E é bom escolher para a parte escrita que seja diferente da usada no título, mas com uma complementando a outra em harmonia aos olhos de quem vê.

Já no conteúdo, também é preciso ser direto e claro, já que a intenção é apenas deixar um gostinho no potencial cliente e guiá-lo para outro lugar – como a própria loja física ou virtual ou o evento em questão. Não deixe de colocar as informações necessárias, como um endereço ou website. O ideal é cortar a mensagem ao máximo, deixando-a bastante concisa e somente com os principais pontos ali escritos.

A organização

Os cartazes são mídias visuais, e o posicionamento das informações nele faz bastante diferença. Os olhos do público são naturalmente atraídos para o meio do cartaz, então é sempre interessante colocar as informações mais importantes neste espaço. Outra alternativa é posicionar ali a imagem escolhida, com as mensagens acima e/ou abaixo dela. Seja como for, só não deixe o principal para as margens.

As informações contidas no cartaz devem ser ‘ranqueadas’ em ordem de importância, criando uma hierarquia visual. Criar um ponto de foco no material também é uma boa maneira de chamar a atenção para ele. O uso de formas geométricas também ajuda a chamar atenção.

***
Após definir todos os elementos do design e criar a arte do cartaz, não se esqueça que imprimi-lo com a melhor qualidade é fundamental para o sucesso da campanha. Para isso, procure uma gráfica de confiança e que garanta que o resultado saia como o planejado.

Acesse www.mediatall.com.br e conheça melhor a gráfica que entrega em até 24 horas para você!