Dica de acabamento: o que é Hot Stamping e onde utilizá-lo

Parte importante da impressão de qualquer material para divulgação e campanha de marketing, o acabamento (ou finalização) dá aquele toque final para completar de vez a produção. Realizado geralmente na parte de pós-impressão, ele pode ser feito de diversas maneiras diferentes, de acordo com o objetivo que você deseja para o impresso.

Alguns dos tipos de acabamento mais comuns na indústria gráfica incluem a laminação, o verniz, o corte, o vinco, a blocagem, e por aí vai. Aqui, no entanto, nosso foco será em outro deles: o hot stamping. Ele grava no material uma frase ou imagem de maneira mais elegante, e aqui você pode aprender melhor o que é e como usá-lo para sofisticar o material da campanha para seu negócio.

O que é o hot stamping?

O hot stamping (estampamento quente, em inglês) é um método não-poluente de impressão em litografia em que lâminas ou tintas pré-aquecidas são transferidas para alguma superfície em altas temperaturas. É vastamente usado em impressão em papel ou plástico, e foi evoluindo ao longo do tempo para incluir uma maior variedade de processos e cores.

Na máquina, uma chapa é montada e aquecida, com o produto a ser estampado colocado embaixo dela. Depois, uma fita é inserida entre elas e a chapa a aperta para baixo, a fita se desprende e estampa o local, com a tinta seca sendo impressa na superfície do produto. O processo todo é não-poluente porque todos os materiais envolvidos são secos. Assim, é possível imprimir desenhos com bastante detalhamento.

Através do hot stamping é possível imprimir logos, palavras ou frases e outros detalhes que queira destacar no material. O resultado é um efeito metálico e com relevo, dando maior sofisticação ao produto final e destacando o que for finalizado com o processo.

Como usar o hot stamping?

O hot stamping é ideal para aumentar a credibilidade de um material impresso, com destaque para cartões de visita ou postais – tudo porque dá um ar maior de sofisticação a ele. É uma excelente maneira de garantir uma boa imagem para sua marca ou empresa, já que os clientes tendem a ver com melhores olhos esse ‘investimento’ maior na produção do seu material.

E não são apenas os negócios que precisam passar sofisticação (setores de luxo, por exemplo) que podem fazer uso do hot stamping na hora de desenvolver o design para cartões ou outros impressos. Qualquer um que deseje chamar mais a atenção do público pode se valer deste tipo de acabamento. O impacto causado pelo brilho que o hot stamping gera atrai qualquer um e o custo-benefício é atrativo para quem procurar dar um algo a mais ao impresso.

Seja no logotipo, no nome da marca ou em uma imagem ou palavra que queira destacar, o uso do hot stamping é sempre visto com bons olhos e proporciona maior elegância ao cartão.

***
Na hora de escolher onde imprimir e fazer a produção, é preciso pensar com carinho também na gráfica ideal. A MediaTall não só garante a melhor qualidade na sua impressão com hot stamping, como também dá todo o auxílio necessário para que seu material fique o melhor possível. Acesse www.mediatall.com.br e saiba mais sobre a gráfica que imprime em até 24 horas para você!