Como usar o flyer no Natal em sua empresa

O fim de 2015 está chegando, e passado o Dia das Crianças, o comércio já se volta todo para a próxima data comemorativa: o Natal. Não faltam propagandas na televisão, mensagens nas ruas… E quando entra o mês de dezembro tudo se intensifica ainda mais. O mercado busca todas as maneiras de aproveitar as festas da virada de ano para impulsionar vendas, e quem ficar para trás pode acabar com gostinho amargo no final.

Existem algumas formas de inserir sua empresa no contexto do fim de ano e, embora o público externo seja sempre de suma importância na hora de se comunicar, não dá para esquecer da comunidade interna. Afinal, são eles que fazem tudo andar e garantem o funcionamento do seu negócio. Falar no Natal para seu público interno também é fundamental, não só como forma de agrado, mas também de reconhecimento pelo que foi produzido ao longo de todos aqueles meses desde a virada anterior.

 

A importância da conexão com os colaboradores

Já foi-se o tempo em que as organizações preocupavam-se apenas com potenciais clientes na hora de elaborar um planejamento estratégico de comunicação. Na visão contemporânea da área, existem muitos outros públicos que precisam ser contemplados por sua empresa, os stakeholders: funcionários (ou colaboradores, como vem sendo mais usado atualmente), as famílias deles, fornecedores, distribuidores e, dependendo do caso, acionistas, o governo e até a concorrência!

O trabalho deve ser direcionado a todas as áreas da empresa, desde treinamentos e eventos a datas comemorativas e resultados operacionais. Assim, o colaborador rapidamente percebe que há transparência não só horizontal, mas também vertical, e pode se sentir mais confiante na direção que está no comando.

Além de comunicados sobre o dia-a-dia da empresa, a comunicação interna também precisa estabelecer uma conexão com os seus colaboradores. E é imprescindível envolver toda a a empresa nela. Para conseguir se conectar de maneira satisfatórias com todos, basta ser direto e claro.

No período de fim de ano, além das tradicionais festas, comemorações e happy hours, é normal que sejam enviadas mensagens de reconhecimento e agradecimento aos funcionários. Para isso, o uso de flyers como postais e cartões de Natal para o público interno também é bem visto como forma de reconhecer o trabalho realizado ao longo do ano e mostrar a quem trabalha para você que os “chefes” também se preocupam com eles.

 

Como fazer um flyer atrativo de Natal

Para começar, você pode consultar nosso outro post sobre a criação de flyers em geral. Os postais para mensagens de Natal voltados aos colaboradores devem ser diferentes daqueles direcionados aos clientes. No geral, as celebrações de fim de ano buscam palavras de paz, amor e esperança para o ano seguinte. E no ambiente de trabalho, a comunicação também precisa englobar o que foi feito ao longo dos últimos meses, lembrando as principais conquistas da empresa e a importância de todos que batalharam para que tudo fosse possível.

Naturalmente, ao se tratar de Natal as cores predominantes são o vermelho e o branco – claro, as de ninguém menos que Papai Noel. O importante é que as tonalidades sejam harmoniosas e não-conflitantes, enquanto o texto em si pode ser curto ou vir no verso, como um cartão postal. A intenção é que a mensagem transmita o que a empresa pensa de seus colaboradores, agradecendo pelo trabalho e dedicação no ano que passou.

Transmitir sua mensagem de Natal via flyer para o público interno pode ser a melhor maneira de mostrar que a empresa tem carinho por todos. Além de ser mais pessoal que as mensagens via intranet ou mural, já que cada um recebe o seu postal individual, também pode ser estendido às famílias, criando um clima de maior unidade e integração da vida pessoal com a profissional do funcionário.

Quer saber mais sobre a impressão e criação de flyers? Entre em www.mediatall.com.br e fique por dentro de tudo com a gráfica que imprime em 24 horas para você!