Dicas para o Dia das Mães

Datas comemorativas sempre rendem um pouco mais para o comércio. A cada feriado ou dias especiais, as lojas se movimentam para lançar suas promoções imperdíveis e atrair o consumidor.

O Dia das Mães é a segunda melhor data para o varejo, perdendo apenas para o Natal. E, sendo assim, muitas lojas criam campanhas de marketing específicas. Para efetivar tais campanhas, cartazes e banners são projetados e divulgados como material de apoio e tais produtos são de fato eficientes quando são bem elaborados.

Saiba como planejar e criar cartazes e banners para apoiar suas vendas no Dia das Mães.

 

Transmita o Sentimento

O Dia das Mães é mais que especial para todo mundo. Assim, os cartazes e banners para esta data devem sempre passar essa ideia. Livre-se um pouco da metodologia de fazer algo focando apenas nas vendas. Lembre-se de transmitir o sentimento que é vivenciado na data. Não haverá nada mais marcante em seu trabalho se você se guiar dessa forma.

Isso é mais simples de ser feito do que se pode imaginar. As cores, por exemplo, dirão muito sobre a ideia do seu material. Opte por tons nudes ou que transmitam o amor materno. Você não precisa ser convencional, principalmente se deseja uma imagem diferenciada. Saia do rosa e azul, apostando no amarelo, verde, marsala, entre outras coras criativas. Cuidado apenas com os tons “candy”, pois a ideia não é essa.

 

Imagem é o diferencial

“Uma imagem vale mais do que mil palavras” e esta frase clichê é mais forte nesta época e pode ser levada a sério na hora da construção da sua peça publicitária. Se a ideia é montar um cartaz ou banner perfeito para o Dia das Mães, aquele layout mais simples e com uma mensagem direta é o suficiente.

Já se for utilizar o mesmo material como panfleto, por exemplo, algumas poucas modificações são necessárias. Neste segundo caso, o foco no produto é o mais importante. Destaque as promoções exclusivas para a data e a linha que está sendo trabalhada na ocasião.

 

Tags dão um charme ao seu material

As tags marcam a campanha que está em vigor. Se você passa a usar a mesma tag ou uma coleção especial em toda a sua campanha para o Dia das Mães, os clientes fixam mais o produto e a marca. Funciona basicamente como jingles. Da mesma forma que o público memoriza uma música, pode memorizar um desenho (tag).

As suas tags podem ser aplicadas de diversas maneiras nos cartazes e banners. Dá para usar frases como padrão, um desenho exclusivo, um personagem ou um selo trabalhado exclusivamente para a data em questão. A ideia é mostrar o diferencial na campanha.

 

Frase de efeito, fonte ideal e o material perfeito em mãos

Basicamente, para finalizar o seu cartaz ou banner, é preciso de dois focos:

# Uma frase de efeito como chamada.

# A melhor fonte para ornamentar o material.

Muitas campanhas pecam exatamente pela falta de sutileza e, até mesmo, de criatividade das suas frases de chamada. Saia daquelas tradicionais. Crie algo com inteligência, que emocione e que combine com a sua marca e mensagem que queira transmitir. Cuidado com trocadilhos! Eles podem lhe levará ao erro.

Já a fonte, letras caligráficas dão um toque especial ao seu material impresso. Mesmo com um traço mais reto, as ‘firulas’ ajudam a compor uma linda peça para a ocasião especial, que pede delicadeza nos detalhes.

Assim, a ideia é sempre fazer algo simples e direto, mas com requinte e cuidado nos detalhes. Você com certeza terá o melhor resultado em seu cartaz ou banner e um ótimo material de apoio para a campanha do Dia das Mães.