Restaurantes: atraiam clientes

Descubra como atrair clientes para o seu restaurante utilizando materiais gráficos impressos.

Não há lugar melhor para uma confraternização que um restaurante. Seja para um encontro romântico, a comemoração de aniversário, uma reunião com os colegas de trabalho ou simplesmente para tirar folga da cozinha, o que conta é que esse tipo de estabelecimento está sempre movimentado.

Para os clientes, as possibilidades são inúmeras, variando entre pizzarias, churrascarias, restaurantes de comida japonesa, mexicana, entre muitos outros. Sendo assim, como se destacar entre tantas opções?

Investir em materiais gráficos impressos de boa qualidade é a maneira mais tradicional e eficaz para atrair e fidelizar a clientela. São mais baratos que a divulgação eletrônica e perfeitamente adaptáveis às necessidades de cada restaurante, levando em consideração o tipo de ambiente e de pessoas que costumam frequentá-lo.

Listamos diversas opções de materiais impressos, cada uma delas com funções diferentes e complementares, que podem ser lidas a seguir:

Cardápios

A utilidade de um cardápio não se restringe a enumerar comidas e bebidas que a casa tem a oferecer. Ele diz muito sobre o estabelecimento e, por isso, as informações devem estar dispostas de maneira organizada, facilitando a identificação dos pratos que podem ser saboreados no local.

Para isso, é importante que o material mantenha um aspecto limpo, sem muitos detalhes e cores contrastantes que dificultem a leitura. Pratos precisam estar listados em categorias como: entradas, massas, carnes, guarnições e sobremesas. Uma breve descrição de cada item é sempre bem-vinda. O mesmo deve ser feito com as bebidas, divididas entre alcoólicas e não alcoólicas. Fotos são aceitas, desde que apenas para os pratos principais, para que não comprometam a diagramação do cardápio.

Caso o restaurante tenha um prato exclusivo, é interessante que ele esteja em destaque, seja com fontes maiores ou dentro de um quadro com uma cor diferente. O mesmo vale para pratos executivos ou preços de rodízios.

Há casos em que uma breve história do estabelecimento ou de seu prato principal é contada na primeira página do menu, permitindo que os clientes conheçam melhor o lugar que estão frequentando e os produtos que estão consumindo, além de se sentirem mais acolhidos.

É fundamental que os cardápios sejam impressos em material resistente a líquidos e alimentos, uma vez que estarão em contato constante com esses produtos.

Cartões

Engana-se quem pensa que cartões estão restritos aos ambientes corporativos. Este é um material muito versátil, podendo ser utilizado para diversas finalidades. Um simples cartão de apresentação pode servir como cartão fidelidade, com o qual o seu cliente receberá um carimbo ou uma assinatura cada vez que saborear uma iguaria no seu estabelecimento. Ou então, que tal fazer vale-presentes com pratos de diversos preços?

Flyers

A grande vantagem deste material é que quanto maior a quantidade produzida, menor o custo unitário. Ele pode ser impresso em apenas um lado ou frente e verso, ampliando o espaço para informações em um meio tão compacto.

Uma forma muito eficaz de distribuí-los é criando parcerias com faculdades, escritórios, academias, salões de beleza e outros estabelecimentos que se disponham a deixá-los às vistas de frequentadores e clientes.

Para que as pessoas sejam atraídas pelos flyers, ele pode ser utilizado como cupom de desconto ou preenchidos para um sorteio futuro, entre outras possibilidades.

Folders

São consideravelmente maiores que os flyers e, por isso, permitem apresentar um número maior de informações. Podem ser produzidos em diversos formatos, com ou sem dobras e são indicados principalmente para a apresentação de cardápio e número de tele entrega, caso o restaurante disponibilize este serviço.

É interessante que eles sejam utilizados também para divulgar promoções, como descontos na entrega em domicílio ou atendimento presencial, desde que o material seja apresentado. Dessa forma, o estabelecimento tende a conquistar cada vez mais clientes, que pensarão duas vezes antes de descartar o seu anúncio.

Banners

Este é um material que oferece a possibilidade de comunicação direta, visto que as letras usadas são geralmente grandes e bastante visíveis, facilitando a leitura por parte dos potenciais clientes.

Outro ponto forte é a sua praticidade, uma vez que que pode ser trocado de lugar com facilidade, de acordo com a necessidade do estabelecimento. Ele pode ser colocado em um suporte em locais estratégicos, ou até mesmo pendurados em grades, portas, janelas e paredes. Sua durabilidade é longa, o que permite que ele seja guardado e reutilizado em outras oportunidades.

São indicados para transmitir informações pontuais e diretas, como um prato que foi acrescentado ao cardápio, uma iguaria que só o seu restaurante tem, comidas da estação, combos promocionais ou até mesmo opções de pagamento.

Ímãs de geladeira

Sem dúvidas, uma maneira muito estratégica para fazer com que o seu cliente se lembre de você. Sempre que ele estiver com fome, o número do restaurante estará em um lugar de fácil acesso, sem que ele precise perder tempo procurando. Invista em um material que não desbote com a luz.

Muitas são as opções de materiais gráficos, suas funcionalidades e preços. Basta escolher aquela que se adéqua melhor as suas necessidades e fazer já o seu orçamento.