Acabamento: o que é blocagem?

Tipo de acabamento bastante popular, a blocagem é um método de encadernação para finalizar o material impresso à base de cola ou perfuração, após a impressão e refile, como forma de unir as folhas soltas. Para isso, as folhas avulsas são reunidas e coladas na lombada. É, literalmente, o processo de fazer ‘blocos’: cadernos, livros, blocos de anotações e rascunhos, os hoje ultrapassados guias telefônicos, etc. O objetivo é deixar tudo mais organizado para quem for usar e com facilidade para destacar cada página.

O exemplo clássico do uso de blocagem através de cola é o calendário. O processo é usado nesse tipo de aplicação por favorecer o descarte de folhas após o uso – acabou o mês, é só tirar a folha e passar para o próximo sem precisar rasgar o material. Já a perfuração (ou serrotagem) é mais vista em livros, com a costura para juntar as páginas.

O acabamento é o toque final do produto. Reúne todas as atividades feitas após a impressão Hora em que são feitos os últimos detalhes pós-impressão para que tudo fique da maneira exata que o cliente pediu. É o momento em que também são feitos processos mais decorativos, como a laminação, o estampamento, o revestimento e a aplicação de verniz, entre outros. Por isso, é fundamental dar a devida atenção a essa parte derradeira da criação.

 

Como usar a blocagem em seu negócio?

Você pode aproveitar a blocagem de diversas maneiras na sua empresa. Primeiramente, os blocos de notas são sempre úteis para qualquer funcionário de qualquer setor. Seja na hora do brainstorm, ou para simples anotações do dia a dia. Ao receber aquele telefonema importante é sempre bom que cada um tenha o seu bloco ao alcance.

Os calendários já vêm há algum tempo ganhando espaço na hora de escolher lembranças de fim de ano. E, na visão de comunicação estratégica da atualidade, não basta contemplar os colabores internos com o agrado, é preciso também lembrar de todo o grupo de stakeholders: as famílias dos funcionários, os fornecedores, os distribuidores e todos aqueles que ajudam a fazer o seu negócio funcionar de alguma maneira. Brindá-los com um calendário – seja o mais simples ou o mais elaborado – do ano seguinte na época das festas serve como forma de mostrar gratidão ao grupo inteiro.

Outra possibilidade é na criação de revistas corporativas – cerca de 40% das revistas, entre todos os tipos, são finalizadas com blocagem. Se você procura um meio de se comunicar com clientes, colaboradores e seu público em geral, uma pequena magazine pode dar conta do recado de modo bastante satisfatório.

No setor contábil, os recibos e talões de nota fiscal também são produzidos através de blocagem. Ou seja, não faltam meios de usar o processo de blocagem na sua empresa – qualquer produto que precise de uma organização e de fácil descarte de folhas se insere aqui.

Parar criar um material adequado a ser finalizado desta forma, uma dica útil é evitar colocar imagens e informações relevantes muito próximas da esquerda ou topo da página, onde, geralmente, vai ficar a lombada. Obedeça sempre as regras de margens e sangrias, que já falamos neste outro post.

Para saber mais sobre os processos de impressão e todas as alternativas a seu dispor, consulte www.mediatall.com.br.