4 características do Papel que influenciam a qualidade da impressão

Uma campanha de marketing com impressos envolve diversos fatores para ter sucesso. Tudo deve começar com um bom planejamento estratégico, seguindo por escolhas acertadas na concepção do design e dos textos envolvidos e até de que tipo de material será usado para atingir o que deseja – panfletos e banners têm objetivos diferentes, por exemplo. Tudo isso deve – e costuma – ser visto como etapas de extrema importância para os profissionais envolvidos.

Se um dos passos acima não for feito com a atenção e competência necessárias, pode colocar a perder toda a campanha. E ninguém quer isso, não é? Mas, existe ainda outro fator que faz toda a diferença e muitas vezes passa despercebido ou é relegado a segundo plano sem a importância que merecia: a escolha do papel ideal para o impresso.

Existem características determinantes na qualidade do material para a impressão e a qualidade é diretamente influenciada pelo tipo de papel.

Um papel abaixo da média pode afetar toda a campanha e a imagem da marca – afinal, transmite a imagem de descuido, baixo orçamento (corte de custos nos papeis escolhidos, por exemplo) ou pouco comprometimento em apresentar-se bem aos clientes. Além disso, o papel errado definitivamente vai dar resultados aquém do esperados e exigir nova impressão, gerando maiores gastos.

As 4 características que influenciam o papel na impressão

Para ajudá-lo a saber escolher melhor o papel ideal para o seu material impresso, existem características que precisam ser levadas em conta na decisão. Caso não sejam adequadas para o que procura, podem ter efeito negativo na impressão.

Vamos a elas:

A forma

Naturalmente, o formato do papel faz toda a diferença. Saber exatamente o tamanho que quer evita o desperdício de papel e, consequentemente, os gastos a mais com isso. A economia é vista melhor principalmente em impressões em grande escala, já que mesmo pequenas diferenças nas dimensões podem exigir no final um uso muito maior de folhas.

E, claro, a conta é passada para quem fez a encomenda. Então não se prive de exigir o máximo de detalhes com a gráfica para não desperdiçar papel e doer no bolso na hora de pagar.

O peso

Geralmente variando entre 50 e 350 gramas, a gramatura de um papel também é fator primordial para o sucesso da sua campanha de marketing com impressos. Quanto maior, mais pesado será o papel: cartões, por exemplo, costumam ser os mais grossos, enquanto folhetos são mais finos e leves.

Outro detalhe é que os papeis de menor gramatura são mais transparentes – o que pode ser bom ou não dependendo do seu objetivo. Impressões em frente e verso são recomendadas para papeis mais opacos, por exemplo. Naturalmente, o peso do papel também influencia seu preço, e quanto menor for maior será a ideia de qualidade inferior que ele passa.

A textura

O aspecto do material, como você o sente quando toca, pode influenciar bastante na arte que vai ser impressa. Por isso é tão importante prestar atenção na textura do papel para a impressão. Além de ser liso ou poroso, também pode ser mais rígido dependendo da escolha. E tudo afeta o produto final.

O papel mais liso deixa todas as imagens impressas com melhor nitidez. Já as texturas mais ásperas são irregulares e pouco indicadas para artes que contenham muitos detalhes – embora possam dar uma sensação de maior sofisticação ao material. Então lembre-se: quanto mais detalhista for seu projeto, mais liso deve ser o papel.

A cor

Por fim, a cor também influencia a impressão final. Tudo porque, dependendo dos tons escolhidos, pode variar o tipo de papel ideal para ter o efeito desejado. Papeis mais amarelados ou que não sejam totalmente brancos (como os reciclados) apresentam diferenças ao imprimir algumas cores.

Para tudo dar certo, é preciso antecipar o tipo de papel a ser usado e, caso não seja branco total, saber a mistura de cores que vai resultar com os tons escolhidos na arte e o tom do material de impressão. Caso contrário, o que vai sair pode ser bem diferente do imaginado e já sabemos: resultado desagradável, necessidade de reimpressão, mais trabalho e maiores custos para o cliente…

***
Todos esses problemas podem ser facilmente evitados quando há diálogo entre o cliente e a gráfica. Na hora de escolher onde vai imprimir seus materiais, tenha certeza de que há confiança e qualidade. A gráfica ideal vai dar todas as dicas e suporte necessários para que o produto seja exatamente como procurado.

Venha conhecer a MediaTall, a gráfica que imprime em até 24 horas para você!